domingo, 6 de fevereiro de 2011

VERSOS ÍNTIMOS

Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão — esta pantera —
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

(Augusto dos anjos)




Não obstante revele uma momento em que o autor demonstra estar profundamente ferido, magoado, e por isso, desacreditando da humanidade, eu, Rosilane, como cristã, não posso concordar com o que ele diz, pois quando morrer a minha ultima quimera, Jesus estará lá. Como sempre está, pois ele não é do tipo que sai do Maracanã dez minutos antes para não ver o time perder.

O enterro da minha ultima quimera, pode ser o lançar de uma semente que seca, no solo fértil da minha dor, e floresça uma pessoa mais amena, pois a "tribulação produz paciência" como diz o apóstolo Paulo.

Sobre Ingratidão, Jesus é Doutor. Entretanto ele venceu essa Pantera com a arma mais poderosa do Universo, seu grande AMOR.

Acostumar à lama...é descer ao mais baixo nível da impossibilidade... lembrando que para Deus não há impossível. Não precisamos nos preocupar em ser FERA, mas a recomendação de Jesus é ... Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. ( Mateus 10:16).

O beijo é a véspera do escarro... Duas possibilidade me afloram... o Beijo de Judas e a declaração de Pedro de que nunca deixaria o mestre. Os dois poucas horas depois negaram a Cristo, cada um a seu modo. Mas nem tudo estava perdido. Judas, com sua conduta louca até que faria juz aos conselhos de Augusto do Anjos... Mas Pedro, de forma diferente, mudando a rota da vida, levantou-se com um dos maiores defensores de Jesus, o que o faz até hoje, atráves de sua obra.
Sobre apedrejar... escarrar... lembro-se depresa do conselho do Meste... Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;(Mat. 5:44).

Assim, não obstante discorde de certa forma de suas idéias, não posso deixar de apreciar a beleza como ele descreve seus sentimentos. Casimiro de Abreu, 06/02/2011
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...