Não presumas o dia de amanhã porque não saber o que produzirá o dia. ( Prov. 27:01)
Presunção é um Juízo baseado na aparência. È também palavra relacionada à vaidade, orgulho, pretensão.
O Homem, possuidor de capacidade mental ímpar entre os viventes, é capaz de criar uma cadeia lógica e a partir de dados atuais e palpáveis, projetar fatos futuros.
Isso pode ter duas consequências:
1- Se as aparências de hoje são negativas, ele se deprime ao projetar que o dia de amanhã poderá ser ainda pior. Para ele, a nuvem de hoje é o temporal de amanhã. A dor de barriga do filho é CTI de amanhã, a cara feia do chefe hoje é a fome e o desemprego de amanhã, o resultado do exame é morte certa amanhã...
No entanto, o SENHOR nos alerta, “ Não presumais o dia de amanhã”. Nossa Capacidade de projetar e prever são bem razoáveis, mas nossos sentidos podem falhar. Eles são limitados às eventuais imperfeições físicas e emocionais. Os sentidos podem não nos dar a base certa para construirmos uma torre segura em nossa mente. “Muitos propósitos há no coração do homem, mas a vontade do SENHOR prevalecerá ( Prov. 19:21).
2- Por outro lado, tem-se circunstâncias positivas. Excelentes negócios, filhos, família... Celeiros cheios... fartura de sentimentos, posição social, segurança, bens...Semelhante ao rico insensato da parábola proposta por Jesus em Lucas 12: 16 a 21, que produziu muito em sua fazenda e seus depósitos ficaram tão cheios que não cabiam mais nada. Agora ele tinha um problema um muito sério “ que devo eu fazer com tantos bens? Olha que idéia boa ele teve: “vou derrubar esses depósitos e vou construir outros maiores, ali recolherei todas as minhas novidades e todos os meus bens... depois direi a mim mesmo: “alma, tens muitos bens em depósito , relaxa, come e bebe, se diverte, cai na farra, curte a vida, muita bebida, mulher, droga, carro novo, sol, mar... mas... uma visita inesperada... chegou o SENHOR e chama para uma conversinha “Louco, esta noite te pedirão a tua alma, o que tens preparado? Para quem serás?
Todos os projetos e expectativas se frustam num minuto.A vida para como uma estrada diante da ponte levada pela enxurrada...
Não presumas o dia de amanhã. Confia no Senhor de todo teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento ( prov. 3:5).
A humildade segue diante da honra ( prov. 15:33), ou seja, sejamos primeiramente humildes logo teremos honra, Deus reconhece e recompensa o valor de cada um.
Não presumir o dia de amanhã, não significa parar no ócio.
É não estar ansioso , temeroso a ponto de se deprimir, se maltratar, se torturar na falta de esperança. Mas também é não estar demasiadamente confiante em circunstâncias que podem ser alteradas por um simples sopro de Deus.
Sonhar, imaginar, ter expectativas e esperar em Deus, por Cristo, em se conquistar o melhor da terra é muito bom, mesmo que o nosso entendimento sobre o que é melhor não seja o mesmo que Deus tenha.
Por fim, ressalto que Jesus nos ensinou em Mateus, cap 6... Não andeis cuidadosos quanto a vossa vida... olhai para as aves do céu... não andeis inquietos pelo dia de amanhã porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário