domingo, 4 de junho de 2023

ORAÇÃO DE HABACUQUE - UMA REFLEXÃO

 "Ó Senhor, quanto tempo ainda vou ter de pedir ajuda antes do o Senhor me escutar? Eu grito ao Senhor, mas grito em vão. Não recebo resposta. Socorro, Violência! Assassinatos! Este é o meu grito, mas ninguém aparece para socorrer!Será que eu tenho que assistir todo esse pecado e toda essa tristeza à minha volta para sempre?" Esta oração foi feita há cerca de 2.620 anos por um homem chamado Habacuque. Parece que não mudou muita coisas nesses dois milênios. Você está indignado com o nível de violência da Terra? Do Brasil mais precisamente? Você está angustiado e chora diante das injustiças e violência que temos vivido, bem vindo ao grupo dos bem aventurados porque choram e tem fome e sede de justiça. Jesus nos falou sobre isso. Habacuque segue lamentando que para qualquer lugar que olhava ele via violência e chantagens. Ele lamenta porque a Lei não era cumprida e que os Tribunais não faziam justiça porque a quantidade de perversos superava a de homens decentes, inclusive nos Tribunais. Ele lamentou porque o dinheiro e a desonestidade é que realmente determinava como as coisas deveriam acontecer. Ele chegou a pensar, como alguns de nós, que Deus não se importava . Ao pedido de justiça, Deus respondeu com Justiça. Um povo mau e violento, pela lei da semeadora, deveria ser engolido por um povo ainda pior. E assim foi. Os maus foram banidos pelos piores. Pensou-se até que o mundo seria totalmente destruído, mas não foi assim. Depois desta oração rebelde, cheia de indignação, o profeta se retira para uma torre solitária onde ficou a esperar uma resposta de Deus. Deus respondeu e de início mandou ele pegar tinta e uma placa bem grande e escrevesse, talvez na internet, ou num outdoor, para o mundo inteiro saber que parecia que Deus estava demorando a responder mas que na hora certa ele iria, em grande glória, intervir. Ele disse que os justos que confiassem nele, viveriam e a justiça seria feita no tempo próprio. E assim, depois de serem dizimados, os Judeus floresceram... as pestes, as guerras, os desastres, regimes políticos de opressão chegaram ao fim, pela história a dentro, ditadores sanguinários adentraram pelas portas da morte para receberem um justo julgamento. E a humanidade continua caminhando. Mesmo sem entender bem como tudo acontece, insisto em esperar que de Deus virá socorro. Os tempos são terrivelmente maus os homens são ainda piores, mas firmamos o olhos em Jesus Cristo e prosseguimos para o alvo. Fome e sede de justiça, mas fome ainda maior, temos de graça e da misericórdia. A justiça pode ser uma arma apontada para nossa própria vida mas a misericórdia e graça, são a certeza de que em algum lugar sua mão estará estendida para nos erguer quando nada mais tiver sentido e, como Jó, repito diariamente " Ainda que Ele me mate, nele esperarei" Jó13:15.

Todas as reações:
Tereza Klem de Azevedo, Lacinhos de Maria e outras 9 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...