sábado, 25 de abril de 2020

QUEM TEM MEDO DE AMAR?


Há cerca de sete anos, estava sentada à mesa,  conversando com meu filho, dizia-lhe sobre a importância de um homem ter um filho. Ele me olhou assustado engoliu um seco e depois de um minuto me contou que seria pai. Um turbilhão de pensamentos invadiu minha mente. Senti medo. Como seria o amor que aquela criança traria para nossas vidas? Tive medo de amar. Acompanhei-a desde então. A Cada pedacinho de barriga que crescia eu pensava nela. Era uma menina. Fui ao Rio na feira de gestante e percorri lojas e shopping, roupinhas, bonequinhas e tudo mais. Ocupei cada espacinho da vida dela. De pé assisti quando ela chegou ao berçário e, em silêncio, permaneci por quanto tempo não sei.
Amar, o primeiro e maior mandamento. Quem tem medo de amar? Eu tenho! Dura coisa Deus nos mandou fazer. Quando disse ama o teu próximo ele disse: abre mão de si mesmo, de tudo que você tem. “Ama a teu próximo” nada mais será seu, nem a vida. Arranca do peito o coração e entrega a outrem. Arranque suas entranhas e entrega. Sua conta agora é só de dividir . Suas mãos agora são estendidas; seus olhos serão lágrimas; sua boca silêncio. Ama, você não terá mais ego, você não terá mais vaidades e orgulho. Ama e seja só dor, medo e trabalho, seja só perdão. Mas se fosse só aos netos, filhos e amigos seria mais fácil, mas Não! É para amar ao próximo. Qualquer um que esteja na fila da vida. Quem conseguirá vencer tamanho desafio? O político corrupto, o policial indelicado, o amigo traidor, o empregado que lhe enganou, o chefe perseguidor. Amar o vendedor injusto, o mentiroso e ardiloso. Amar as nações, as instituições. Amar o que pensa diferente da gente, amar o crente, o ateu o pagão. Amar o pai abusador a mãe indiferente. Amar o vizinho descontente. Amar, se doar, orar por eles, morrer por eles se preciso for. Foi esse amor. Pois ele disse ama como ama a ti mesmo. Amar Helena não é difícil. Mas para amar desse jeito essas pessoas precisarei de ter em mim um outro espírito e outro coração. Precisarei que o próprio Deus, vivendo em mim, seja o autor de tão grande amor. “ Viva não mais eu, mas Cristo viva em mim” se assim não for, como cumprir o mandamento maior? Nosso pobre coração, tão corrompido, não poderia jamais, nem se aproximar de tal amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...