Hoje acordei as cinco e desci para fazer o café. Estava frio e a noite ainda pairava. Meu esposo já estava de pé olhando as primeiras notícias do dia na internet. À moda antiga coloquei um caneco com água para o café. Acertei o coador, coloquei o pó de café e fui até a janela. Um frio cortante passou pelo meu rosto, amarrei forte o roupão e me encolhi. Um cansaço me bateu nas pernas, pedi ao marido que passasse o café e voltei para a cama. Fiquei encolhida por mais alguns minutos juntando forças para levantar. Alguns raios de sol já se anunciavam me animando. Desci e depois de uma xícara de café quente, tirei as roupas que estavam na máquina com fé que secariam durante o dia e arrumamos no varal da varanda. Pude então me preparar para viajar. A estrada estava calma, um acidente antes de Silva Jardim dizia que o fim de semana de alguém seria difícil. Seguimos até Guadalupe. Minha prima Claudinha nos recebeu no portão. Um certo silêncio foi preenchido pela alegria da chegada. Meu primo Edson, esposo dela, está há um pouco mais de oito dias internado com COVID. Durante a semana pensei na solidão da esposa, das mães, irmãos, filhos enfim, da pessoa que tem alguém que ama num CTI da Pandemia. O calor da presença, da graça e bondade de Deus aumentou quando minha outra prima Vanessa chegou para compartilharmos alguns momentos de comunhão. Vanessa está numa guerra ferrenha onde a quimioterapia é a sua maior arma humana. Mas não pensamos nisso. Para nós hoje era dia de ação de graças. Deus nos havia concedido isso. Tomamos o café da manhã, preparamos um almoço gostoso e falamos amenidades. Eu lavei a louça e nesse momento a ligação mais esperada do dia aconteceu. Todos em volta do telefone para ouvir do médico as notícias do primo. Lágrimas silenciosas desciam, respiração apertada, no fim, oramos agradecidos pois Deus nos mandara boas novas e renovou nossa esperança. Sentamos as três no sofá e por dez minutos voltamos a ser crianças. Olhamos as vitrines da internet, fizemos planos e sorrimos. Depois de um café, Claudinha fez um amarradinho com alguns petiscos para eu trazer, oramos alegremente e eu voltei para casa feliz. Sai daqui para levar solidariedade e amor e voltei com o espírito renovado. Recebi muito mais que dei. A palavra de Deus não falha, quando nos manda chorar com os que choram ele quis ensinar uma matemática nova. O resultado é renovo, é esperança e fé redobrada e alegria do Senhor que nos faz fortes. É Deus presente em covas de leões, em fornalhas, em vale de ossos secos e no sangrar do holocausto. É Deus presente na Cruz porém é Deus ausente na sepultura. É Deus ressurrecto a sustentar todo universo com seu infinito amor. Amor que enxuga lágrimas e dá novo ânimo ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.
quarta-feira, 21 de julho de 2021
PRECISAMOS FAZER DESTE MUNDO UM LUGAR MAIS FELIZ
Algumas mudanças simples podem trazer grandes benefícios para as convivências humanas. Tenho ouvido constantemente sobre angústias e sofrimento de pessoas em suas famílias, no trabalho, na igreja, no grupo de amigos, enfim. No viver. A mente da pessoa fica acorrentada a uma situação de aflição e o pensamento, as conversas e tudo na vida fica girando em torno disso. Penso que é preciso quebrar esse ciclo de pensamentos. Não podemos mudar todas coisas mas podemos mudar algumas. Comecemos por estas. Se sinto solidão, posso visitar um amigo ou ligar para ele de vez em quando só para saber notícia ou mandar um abraço. Se estou estressado com um problema que não vejo solução posso sair para uma caminhada e esfriar a cabeça. Se tenho que conviver com alguém que não suporto a presença, preciso tornar isso o mais leve possível, cumprimentando tal pessoa com cordialidade, mantendo certa distância de proteção mas sendo prestativos na horas difíceis. Isso pode tornar mais fácil a convivência. Se amo alguém e não sou amado na mesma proporção e isso não é dentro de um casamento, preciso analisar se vale a pena seguir pois as coisas sempre podem piorar. Hora de deletar tal relacionamento para abrir caminho para algo que valha a pena. Porém se está dentro de um casamento é hora de
Partir para a reconquista buscando recuperar o amor que se esconde sob os escombros dos relacionamentos partidos. Se estou desempregado, hora de sair batendo e pedindo emprego ou começar alguma coisa e confiar que Deus moverá os montes pela nossa fé. Se estou doente ou alguem que amo está doente, devo manter a esperança de que há um Deus que tem todas as chaves nas mãos. Se estou mal visto no trabalho posso começar mudando meu jeito de entrar lá oferecendo um bom dia e um café. Vai repetindo que um dia alguém responde e aprende a ser gentil também. Isso pode mudar tudo. Enfim, temos as chaves dentro de nós e devemos fazer uso delas. Precisamos fazer desta vida um lugar mais ameno e afável para de estar. Vamos lá... boa tarde!
ORAÇÃO PARA O ANOITECER
Vamos orar? Senhor há momentos que nos faltam palavras para falar sobre a dor do coração. Então gostaria de colocar no teu altar todo medo, toda insegurança, toda ansiedade que domina os corações daqueles que estão com pessoas amadas internadas com grave risco de morte. Que se estabeleça o teu conforto, a tua paz e que o transbordar da fé nos mantenha de pé para caminhar nas alturas da terra tendo os pés como os da corsa. Senhor nos faça entender que não podemos compreender os teus sábios caminhos e que tudo que tu fazes é bom. Fazei que compreendamos que as aflições o que temos aqui não se podem comparar com a glória que nos está reservada. Senhor! Nosso pobre coração necessita de socorro! Não acrescente dor sobre dor mas venha em socorro à ferida da terra. Por todo canto há choro. Por toda a terra há pavor. Que seja um tempo de reencontro entre Deus e os Homens. Que haja crescimento na dor. Que um novo tempo venha sempre sob as tuas mãos ternas e afetuosas. Que o teu reino venha sobre nós e que seja feita tua vontade. Assim seja!
DESÍDIA - POEMA POR OCASIÃO DA PANDEMIA
Desídia
A morte avisou,
Ninguém acreditou,
Carnaval rolou,
O cristão não orou
O presidente mencionou
O governador sambou
O desfile na avenida brilhou
Até Jesus apanhou.
A morte assistiu com nostalgia
Avisara, para minimizar a agonia.
E agora o mundo em sentinela
Olha a escuridão pela janela.
Dos primeiros andares das torres gêmeas, observa em tortura,
Corpos que descem à fria sepultura.
E a morte, à contragosto,
trabalhando dia e noite
Em regime de plantão,
Em seus braços tão temidos
Leva a alma de um irmão.
Em sua face de pedra
Um suspiro se esboça,
Como quem sente culpado.
Não cheguei sem avisar,
Meu trabalho é triste sim
Mas terei descanso enfim.
E a escuridão da morte
abrirá caminho para a luz.
Não haverá mais noite.
Ora, vem Senhor Jesus!
PARA ENCONTRO DE CASAIS - INFORMAL
Acordei cedo. Eu iria tomar café da manhã com meu pai. Papai está com 80 anos e me incomodei com o fato de estar muitos dias sem ir vê-lo. Olhei e vi o aviário aberto. Pedi a meu marido para comprar umas coxas de frango enquanto eu ia até o mercado pegar os itens para um bom café da manhã. Quando voltei ao carro ele me disse que não gostava de frango. Quer dizer, que até gostava mas teria que ser bem assado ou igual ao que... Eu completei: já sei igual ao que sua mãe fazia! Continuei perguntando se ele sabia que muitos casamentos eram destruídos por causa dessa frase. Que quando um homem casa, ele deixa a galinha da mãe e tem que comer feliz a galinha da esposa. Ele me olhou desconfiado e começamos a rir. Fiz o café de papai e nos sentamos enquanto ele contava as últimas novidades e passava manteiga no pão ainda quente. Tentei arrumar um pouco as coisas por lá, lavando louças, fogão e dando uma geral na cozinha. Agora a galinha está lá marinando para ir ao forno. O casamento continua, afinal a cor e gosto de uma galinha não podem nunca abalar a estrutura de um matrimônio que foi criado pelo próprio Deus. Cuidar e amar os pais é dever, não fazer isso é pecado! Gostar da galinha da esposa também é dever, mas não gostar, não é pecado. Reclamar, sim, é pecado, é maledicência! 😉 bom domingo!
quinta-feira, 20 de maio de 2021
UMA HOMENAGEM AOS MILHARES DE JOVENS MORTOS NA PANDEMIA ( ESPECIALMENTE PARA GRASIELA MIRANDA)
Grasiela Miranda, morreu no dia Primeiro de maio de 2021, data que estava marcada para que seus filhos, Davi e João, gêmos, nascessem. Ela foi internada e por 45 longos dias, lutou pela vida juntamente com amigos e familiares que oravam incessantemente. Aprouve a Deus, não sem misericórdia, não atender nosso clamor e levar a menina. Mas cremos que não ficamos sem resposta. João e Davi, vivos e saudáveis, são o milagre e a resposta de Deus. Todos vamos morrer um dia. Grasi se foi deixando um rastro de vida e alegria por onde passou. Grasi conseguiu unir pessoas em todo mundo em uma só oração. Quantos milagres ainda serão feitos a partir de toda adoração que foi elevada durante o período em que ela lutou bravamente naquele CTI? Não podemos mensurar. Mas sabemos que todas as orações estão em salvas de outro diante do Senhor. Certamente uma grande porta se abriu a partir desses 45 dias e temos o céu aberto e os anjos de Deus que sobem e descem, num trabalho incansável em favor dos filhos amados que por aqui ainda militam.
Não é mais um número nas estatísticas. É um buraco negro que se abre na história. Nada nem ninguém pode escapar da força dessa dor. São quase meio milhão de famílias sugadas, aspiradas, desossada, destruídas por esse vazio sem fim que a morte pela Covid deixa para trás. Não foi mais uma! Na esteira dessa perda foi-se o bebê maravilhoso que recebeu o nome Grasiela, foi-se a menina de um aninho, de dois, aprendendo a dizer mamã; foi-se a de quatro indo para a escola, a de seis recebendo o diploma de alfabetização. Foi-se a adolescente apaixonada, confusa que se olhava da frente do espelho fazendo pose. Foi a jovem de beleza sem igual. Foi-se a noiva de branco no altar, a grávida de uma menina. Foi-se a grávida de meninos gêmeos, foi-se a filha, a mãe, a cunhada, a nora, a prima a amiga e a esposa. Todas elas foram absurdamente tragadas por este buraco negro. Não se foi uma jovem apenas, foram-se sorrisos, noites acordadas com termômetro na mão, foram-se animadas festinhas de aniversários, foram-se almoços, jantares e reuniões de família e troca de presentes nos finais de ano.
Uma história inteira é abruptamente engolida quando uma jovem mãe tem sua vida interrompida. No lugar, a dor, a mágoa, a revolta e uma dolorosa saudade que jamais terá fim. Desta forma recebo a triste partida da Grasiela que se fez minha prima quando se uniu ao meu primo Odino em casamento e trouxe ao mundo três novos membros para a família Miranda. Tomemos essa dor e lembremos o que disse Davi diante do corpo morto de seu filho: “eu irei a ele mas ele não virá a mim”. Não agora. Firmados na esperança da volta de Jesus Cristo, nas nuvens, com grande poder e glória, confiando que os justos ressuscitarão primeiro e estarão naquele glorioso dia, aguardaremos o precioso reencontro.
SAUDADES - MAMONAS... PAULO GUSTAVO E TANTOS OUTROS
Muitas vezes, alguns sentimentos e emoções, para que sejam eternos precisam durar pouco. Quem esquece um amor intenso, apaixonante, que tirou o fôlego e do nada explodiu-se no ar? Quem esquece aquele amor que te levou para passear, que prometia o fundo e o mundo, que você pensou casar e ser feliz para sempre, mas que, do nada, ligou terminando o relacionamento ou seja lá o que for que a outra pessoa pensava estar vivendo? Você até se cura da paixão mas não esquece o sentimento que agora se transforma em tijolo forte de sua construção como ser. Penso também em pessoas que partem tão cedo , e ficam para sempre jovem em nossas lembranças: artistas que morreram jovens, no auge da Glória e deixaram uma lembrança de sucesso, beleza e juventude, como os ex Mamonas Assassinas, o Airton Sena, a Daniela Peres, Amy Winehouse ou o alegre e contagiante Paulo Gustavo. Um filho, um primo, um amigo...Penso que Deus, em seu cuidado de Pai, faz com que o amargo das perdas se arrumem e se ajustem dentro da gente de um jeito tão espetacular que vai se formando um chão de estrelas que vai compondo nosso mundo interior e nossas lembranças mais doces. Nossos olhos expressam a luz das experiências vividas, nosso caráter melhora, nossas mãos se acalmam, nosso ser se eleva. É impossível não crescer na dor. E aquilo que foi tão pouco, deixa para sempre uma saudade doce, um gosto de queria mais , que guardaremos e que contaremos a nossos filhos e netos para que eles também possam desfrutar e assim oferecemos infinitude à tudo que nos foi dolorosamente, finito, finito demais.
PROVÉRBIOS 14:4 MEDITAÇÃO
Outro dia ouvi alguém lamentando a convivência e todo trabalho que advém dela. Mais tarde ouvi outra pessoa tecer a amargura de viver solitariamente. São duas situações opostas. Pensei que não é fácil a arte de conviver. Ter pessoas por perto implica em grandes abnegações que nem sempre somos capazes de produzir. Dividir a mesa, o espaço físico, a cama, a televisão e os biscoitos da dispensa... realmente, os conflitos hão de incomodar. Há um provérbio que trata disso: “
Não havendo bois, o celeiro fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheitas.”. Pv 14:4. Ou você tem abundância e celeiro sujo ou você tem celeiro limpo e despensa vazia. Cabe ao sábio fazer a melhor escolha para que o celeiro do seu coração não experimente as consequências nefastas da decadência emocional.
sábado, 27 de fevereiro de 2021
MULHER POR QUE CHORAS?
Mulher, por que choras? Uma porção razoável de desânimo tem nos deixado letágicas. Sentimos de fato que mil estão caindo ao nosso lado e dez mil a nossa direita. Numa cidade tão pequenina como Casimiro de Abreu, onde diariamente se anunciam novas mortes e novos casos graves da doença, temos uma amostragem do que está acontecendo no mundo inteiro. Mas além desta dolorosa realidade temos aquelas outras que também sangram nossos corações: um amigo com o filho dependente de drogas, outro com o filho amargando uma doença crônica que não encontra cura, u m parente amado lutando com um câncer, um grande amigo amargando uma falência ou desemprego. Um outro destroçado por um adultério. Temos ainda pessoas amadas sendo vítimas de injustiça, ou alguém que dominada pelo egoísmo ou pela inveja insana se coloca como seu perseguidor e vez por outra lhe acerta uma martelada no dedo. E olha que dói. Você visita uma família e encontra dor, irmãos que não se entendem, filho que não amam , ou não sabem conviver em família. Pais marrentos, odiosos que não se comunicam entre si , imaginem se conseguirão comunicação com os filhos! Já frágil pelo momento que vivemos e pensando nessas coisas, chorei amargamente. Com os olhos marejados prossegui com a leitura bíblica da manhã. Deparei-se com esta pergunta feita por Jesus a Maria Madalena. "Mulher por que choras". Deus precisa perguntar alguma coisa para saber a resposta? Claro que não! Ele sabia porque Maria chorava. Porem de alguma forma ele deseja ouvir e fazer de nossas palavras aquilo que só ele pode fazer, transforma-las em vida e esperança. Choramos quando pensamos que estamos só . Procuramos o Mestre na pedra fria, mas ele não está lá, imaginamos que ele foi levado dali . Ele não estava na fria pedra, mas estava de pé. De fato, quem procura um Deus morto, terá dificuldade de reconhecer um Deus vivo! Porém, mulher, quando choramos Ele se importa. Raboni! Mestre, disse Maria, agora cheia de renovo e esperança. O Sepulcro continuou vazio, o rio correndo para o mar, as ondas batendo na areia, o vendo soprando no horizonte, mas Maria Madalena agora era um gigante que poderia enfrentar tudo com grande força e coragem. Mulher, apresente suas lágrimas ao Senhor! " Como o teu coração se enterneceu e te humilhaste perante Deus... e choraste perante mim, também eu te tenho ouvido, diz o Senhor" ( 2Cr 34:27). Um final de semana cheio da graça do Senhor.
domingo, 10 de janeiro de 2021
COMO ESTÁ A SUA FÉ?
A pergunta é “como está sua fé?” O seu ano novo vai
depender da sua resposta. Você crê que pode ser uma pessoa melhor? Você crê
que poderá obter sucesso em sua carreira? Crê que pode melhorar sua empresa,
seu casamento, o relacionamento com seus filhos, com seus pais, com seu colegas
de trabalho? Você crê que pode ser mais humilde, mais simples, mais humano,
mais sincero? Você consegue crer que terá paz de espírito para tomar
decisões difíceis, que não vai se omitir mesmo quando tiver que causar
desconforto em quem precisar? Você crê que consegue ser mais fiel? Consegue
ser mais maduro? Crê que usará melhor o seu tempo, lerá um ou dois bons
livros, irá à praia, à serra ou à praça com sua família? Crê que será
mais paciente, mais perdoador, mais leve e solto? Você crê que pode crer que
a vida é mais que tudo isso junto? Que há vida além da vida e além da morte?
Você crê que crendo poderá remover montanhas? Que crendo verá o impossível
acontecer? Eu tenho uma pequena fé que, depositada no lugar certo, se transformará na única possibilidade de
me fazer alcançar e caminhar pelas ruas misteriosas do ano de 2021. E sim,
fazer todas as coisas que creio poder fazer. Uma pequena fé, como um grão de
mostarda, que no coração de Deus, terá a força necessária para nós fazer
escrever um capítulo novo e próspero na nossa história.
A GRANDE REVOLUÇÃO
Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...
-
NARRADOR: NÃO foi um evento qualquer! Foi o mais esplêndido acontecimento jamais ocorrido no Universo. Não tem 11 de setem...
-
A casa de Jessé era uma local muito movimentado. Oito filhos, todos homens. Quando o último veio, a "rapinha da panela". Um menin...
-
Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...