sábado, 16 de agosto de 2014

PARA ENCONTRO DE CASAIS - PROTEGENDO MINHA FAMILIA






A construção de uma casa envolve muito trabalho .
Mas todo ser humano quer e precisa de uma casa. Ela o protege do frio, do vento, do calor e das chuvas. Também  o protege do ataque de animais e de outros homens. Ela dá sensação de segurança.  É lugar de intimidade, onde guardamos nossos objetos pessoais , riquezas e lembranças.  Nos a mantemos bem fechada para evitar que algum estranho a invada e subtraia qualquer de nossas coisas.
Para construir uma casa  deve-se  escolher um  o local.  Pode-se   cavar bem fundo  e construir sobre a rocha e ela será firme  ou, levantá-la sobre a areia, sem sacrifícios, mas  sem alicerces, insegura, portanto.
Que material usar?  No sudeste é comum a construção de casas com Tijolos de barro. No Sul vemos muitas casas de madeira. Em outros tempos, construíam-se casas de pedra.  E já se tem notícia de casa construída com material reciclado de garrafa pet.
Usa-se também material de demolição. Isso mesmo, casas velhas que não subsistiram ao tempo, são desmontadas e suas peças, ainda firmes,  vão compor outras casas.
Assim também se constrói uma família.
Deus disponibiliza materiais. Se a escolha foi  tijolo. A casa será de tijolo. Se  madeira, será de madeira. A escolha, geralmente, ocorre uma só vez. Escolheu selou. Não dá  para ficar derrubando a casa para levantá-la com outro material. O custo é muito alto.
Como uma casa, a família apresentará defeitos. Uma telha quebrada:  uma esposa ciumenta. Uma caixa d’água  que vasa: uma esposa que fala demais. Uma porta que emperra, um marido que é durão, egoísta e truculento. Uma descarga que não funciona:  um que não perdoa o erro do outro .  A porta de trás com defeito, o marido ou a esposa que não esquece o passado. Uma janela que não fecha: um filho trazendo muitas decepções. E  assim vai.
Mas, vai-se  ajeitando as coisas. Uma emenda aqui, um óleo na engrenagem ali, troca a boia , desempena a porta.
Não se derruba uma casa inteira por causa de uma telha quebrada.
Quando a casa não resiste e cai, normalmente é porque não houve manutenção. Os membros se distraíram, ficaram olhando para os pequenos defeitos e nada fizeram para apurar.
Então, o que sobra são restos, pedaços, entulhos  que podem se juntar a outros pedaços em novas tentativas de se sobreviver às intempéries da vida...  mas.... não sem dor.
Manter uma casa de pé é brigar com o Eu. É resistir ao Diabo. É perdoar setenta vezes sete . É lembrar que meu filho é esquisito mas é meu.  Meu marido é cheio de defeitos mas é meu.   Minha esposa é difícil, mas é minha. É pensar : “O amor acabou” e ajoelhar diante de Deus e clamar: DEVOLVE MEU AMOR! E levantar renovado.
Manter uma casa  é vencer a guerra e no final do caminho, olhar nos olhos de Deus e dizer: Eu fiz tudo... e descansar em paz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...