sexta-feira, 15 de novembro de 2019

COMO 11 DE SETEMBRO

Essa é uma discussão válida. Talvez uma política pública de atenção especial à juventude possa contribuir para melhorar. A melhora das condições de vida dos pais, como emprego e melhores salários, certamente pode ajudar. Mas como explicar os filhos da classe média que se envolvem em crimes de todo tipo? E não é segredo que os filhos da classe média sustentam a maior parte do tráfico de drogas do país. Penso que a maior reforma terá que ocorrer no plano da alma humana. lugar de difícil acesso. Penso que os Cristãos têm a chave da reforma da humanidade. Eles possuem a chave da Porta de saída da tragédia humana. Porém existe uma indiferença gritante para com os ensinos de Jesus . Enquanto isso perdurar, não haverá mudança nos corações, por conseguinte, não haverá melhora efetiva na qualidade da vida dos homens.E o trabalhador será explorado, os idosos desrespeitados, as crianças serão molestadas, adolescentes prostituídos e drogados, jovens serão escravos das drogas e da desobediência. Enquanto isso, uma turma vai estar na parada gay vestida de Jesus Cristo crucificado ou quem sabe usando uma tanga com os seios de fora; outra na marcha pela maconha e outra numa passeata pelo aborto. E as torres da dignidade desabando como se fosse 11 de setembro. Difícil.

CASIMIRO DE ABREU-FÉRIAS

Tirei 15 dias de férias. Meu principal objetivo seria estudar para os exames do Seminário. Não vou passear pois destinei os meus recursos a outras finalidades que seriam, no momento, indispensáveis, pelo menos a meu ver. Estou toda errada, eu sei. Mas gosto de ficar em Casimiro. Sair para dar uma volta pela manhã, entrar do comércio, parar na esquina para um papinho sem ter que olhar para o relógio, que aliás, deixo na gaveta nas férias. Hoje cedo fui para o pilates de Flavinha Miranda e depois fui no comércio. Passei na Farmácia para ver o "caderninho" e pagar a conta ( isso mesmo, aqui em Casimiro ainda existe o caderninho do fiado). Senti vontade de comer um pedaço de queijo. Fui na loja da Macuco que fica ali no trevo. Sempre compro queijo lá. Além do ótimo preço, tudo é muito fresquinho e o atendimento é sempre muito bom. Hoje perguntei para a proprietária se as pessoas que passam na pista param muito ali e ela disse que a maior parte de seus clientes é de viajantes. Ou seja, as pessoas de Casimiro, em geral, não frequentam aquele estabelecimento. Que pena! Pensei. Não encontro preço melhor, nem qualidade. Peguei alguns itens e continuei a caminhada de volta para casa. o sol já ia alto e eu vestia uma camiseta preta que começou a me cozinhar as costas. Parei na lojinha de grãos, ali próximo ao Itaú, e comprei alguns temperos diferentes, afinal estou de férias e vou visitar um pouco mais o fogão. Retornei para casa com calma. Lá pelas tantas um carro se aproximou a parou. Um vidro escuro se abriu e um sorriso muito simpático me ofereceu uma carona. "Mas é claro!". Subi e sentei feliz no banco de trás, enquanto uma cadelinha peluda e perfumada pulou do banco da frente para meu colo me dizendo "seja bem vinda". Estava mesmo cansada e com muito calor. Momentos tão simples porém tão doces. 

PECADO CULPOSO?


Pecado culposo.
Parece que o pecado culposo não ficará impune. Estou voltando a estudar o livro Levíticos e toda aquela problemática dos sacrifícios para expiação de pecados. Lá pelas tantas observei que há uma orientação para que se faça expiação por pecados cometidos por ignorância de qualquer pessoa. Ou seja, você fere uma norma porém não sabia que estava ferindo. Continua sendo pecado e implica em uma reação espontânea de elementos naturais e espirituais. É mais ou menos como você não ver uma placa de trânsito que indica 80Km e passar a 100km pelo radar. Esteja multado. Pague a multa. Não adianta ir até o Detran choramingar dizendo que não sabia a velocidade autorizada naquele local. Todo pecado tem consequência, tem um preço. A morte sacrificial de Jesus é compreendida à luz dos ensinamentos, notadamente contidos no livro de Levíticos. O Pecado sempre gera algum tipo de morte. Morre o relacionamento com o filho, com os pais, com o irmão, amigo, com a esposa. Morrem o casamento, o diploma, os projetos, os sonhos e depois de tudo, morre o homem e com ele seu espírito. Os pecados encontram perdão através do sangue, alguma coisa precisa morrer no lugar daquelas outras. ao que parece no mundo espiritual sangue é moeda de troca. Lembrando que sangue é vida. Então o processo de deterioração se reverte, viverá o espírito, o homem, os sonhos e assim vai, daí o valor do sangue de Jesus para nossa existência e vida. Isso não começou em Levíticos por capricho de Deus. Tal procedimento está, a meu entender, vinculado a leis que precedem a existência humana. Leis eternas de Justiça que fogem às letras dos escritos humanos. Uma coisa é certa, não há desculpa para o pecado. "Não sabia, não queria, não tive culpa", não vai valer na hora que sentarmos diante do Senhor no dia que o livro se abrir. Por ora,poderemos estar nos valendo do precioso Sangue de Jesus. Porém, só para quem efetivamente crer e desejar. Desejo nesta manhã que o Sangue de Jesus seja reconhecido como a moeda única capaz de pagar o preço dos meus e dos seus pecados. Diga para Jesus: " Eu reconheço seu sacrifício e desejo que ele possa valer também para o perdão dos meus pecados, eu aceito sim, Jesus, que os meus pecados sejam perdoados pelo seu sacrifício". Siga em paz

COMPLEXO DE ETERNIDADE

Oh! Esse complexo de eternidade que há em nosso coração que, num atalho enganoso, nos faz adiar tantas fazeres.
Esse complexo de eternidade que nos faz viver como se houvesse amanhã sem fim quando tudo que temos é o agora que, ingrato, nos escorre pelas mãos.
Esse complexo de eternidade que, na contramão do Eterno, banquetea-nos com a mediocridade como se fosse um manjar de glória!
E o tempo, monstro Cronos, sorri evidenciando suas presas a se deleitar com o sabor de nossa preciosa e pouco entendida vida.

FRUTOS MAIS DOCES

Muitas vezes o melhor que podemos fazer para alguém e ficarmos longe dele. Nossa presença é nociva quando odiamos demais mas pode ser também quando amamos demais. Nossa presença é nociva quando permitimos demais, quando oferecemos demais, quando ouvimos demais e falamos de menos ou, vice-versa. Nossa presença é nociva quando criticamos demais, quando esperamos demais, quando pedimos demais. Separar e deixar que um novo caminho se apresente a quem quer que esteja sob nosso protetorado pode ser uma atitude dolorida de dupla dimensões porém, necessária para que alguns galhos e ramos alcancem a luz do sol e a floresta da vida ganhe vida, folhas mais verdes e frutos mais doces. E muitas vezes a árvore somos nós.

LEI DE MOISÉS

Se alguém tem um filho rebelde que está sempre desobedecendo seus conselhos. Se os pais já fizeram tudo que podiam e até já usaram a vara no seu lombo mas ele continua brigão, respondão, se envolvendo em encrencas na rua e em casa, só resta aos pais uma atitude: pega-lo pelo colarinho e apresentá-lo à autoridade da cidade. Até aí tudo bem. Já vi muita gente chegando no fórum com filho a tiracolo, pedindo socorro. Mas este texto não é moderno, trata-se de Lei de Moisés! 1500 anos antes de nossa era. Sim, apresentar o moleque a autoridade que o levará até o centro da cidade e o exporá a toda a cidade que a seguir pegarão em pedras e o apedrejarão até a morte. Duro né! Também achei. Mas algumas coisas revelam que,ainda hoje, quanto ao filho que não ouve seus pais, não os honra, que é dissoluto, que entrega sua vida à preguiça, à bebida e às drogas, certamente , não será preciso que seus pais o leve para que seja apedrejado. Sua escolhida sorte lhe fará isso. Cedo ou tarde as pedras voarão de toda parte pois neste mundo de dores não há espaço para glória aos tolos. ( Deuteronômio. 21:18)

POBRE REI UZIAS


No escuro do seu quarto ele olhava pela pequena janela a luz da manhã e ouvia os ruídos que vinham do movimento lá fora. Suas mãos estavam cada dia mais incapazes de tocar qualquer coisa, seus olhos mal se abriam em razão da enfermidade que lhe deformava todo semblante. Com pesar lembrava-se do que fora um dia. Aos 16 anos tornara-se Rei. Seu Pai fora assassinado por homens de sua confiança como se fosse uma animal caçado. Não queria ser como o pai. Queria ser lembrado como um grande administrador. E de fato ele foi. Ele era incansável, derrotava inimigos e construía cidades. Era respeitado pelos seus inimigos que, para manter a paz, lhe enviavam presentes caros. Era Poderoso. Construiu muitos fortes com os quais mantinha seu povo protegido. No meio do nada ele achava água e construía cisternas imensas que possibilitava a criação de gado e o crescimento da agricultura. Investiu em técnicas agrícolas e transformou-se num grande produtor de alimentos. Seus auxiliares eram homens destros, inteligentes em estratégias e corajosos guerreiros. Escolhia muito bem quem estaria a seu lado no governo. O cara era bom! Quem trabalhava com ele tinha a garantia de todo recurso para cumprir sua missão. Ele investia sem pena inclusive em pesquisa pois em seu governo houve muitas invenções. Armas inteligentes que garantiam sucesso nas empreitadas. Ele confiava em Deus e seguia até que a vaidade lhe subiu à cabeça. Ele se sentiu forte.
Enquanto olhava para suas mãos deformadas ele sentia sua fragilidade e pensava como pode ter sido tão ingrato com Deus. Uzias, estava preso em uma casa com o corpo tomado de lepra. Por último ele quis tomar o lugar de intercessor junto a Deus e entrou no Templo para fazer coisas que não lhe diziam respeito. Ele era forte mas Deus era mais.
Enquanto caminhava manco para o leito, lágrimas desciam pela pele apodrecida em seu rosto.
Tivera tudo para ter um final feliz, porém a tolice venceu e ele perdeu. Perdeu tudo e agora definhava de dor e tristeza enquanto outro reinava em seu lugar.
Quantos de nós recebem a oportunidade de ser tudo, de fazer tudo, chegam ao auge da glória e de repente, se perdem no meio do caminho, cegos pela glória do poder, pela vaidade de dominar tudo e todos, e acabam suas vidas na solidão do abandono, como um leproso que ninguém quer tocar. Que Deus tenha misericórdia de nós. ( Baseado em II Crônicas 26)

SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS?

Será que todos são filhos de Deus? Embora a maioria reivindique tal status, parece que não. Sim, Deus, em Adão criou todos os homens. Sim criou mas não procriou. Ou seja, ele não se reproduziu. Se assim fosse ele teria gerado outros Deuses, o que é paradoxal, vez que para ser Deus é necessário que seja infinito, sem princípio ou começo de existência. (Complicado mesmo). Então, de fato, somos criação de Deus. Mas Deus não é o Pai? Não! E Sim! “ “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome,” João 1:12. Então só é filho de Deus aquele que crê e recebe a Jesus como Senhor e Salvador. Bora ser filho de Deus! Daí a gente pode orar o Pai nosso juntos e ter a certeza de que estamos de fato falando com nosso Abba, papaizinho

VENHA O TEU REINO

Quando dizemos “ venha a nós o teu Reino” estamos nos rendendo. Estamos dizendo que abrimos mão do trono da nossa vida. Que não queremos mais governar. Que venha o seu Reino e que o meu seja deposto. Viver não mais eu... até quando seremos hipócritas em nossas orações? Palavras ditas sem consciência. Há sinceridade nesta palavra? Temos aceitado de fato o reinado de Deus? Ou temos uma parlamentarismo onde Deus Reina mas não Governa? A ver pela vida que nós cristãos temos vivido e pela miséria a nossa volta é bem difícil que tenha havido sinceridade nesta tão repetida oração.

DIREITA OU ESQUERDA? HEIS A QUESTÃO

Tanto a Direita quanto a Esquerda, se é que essa classificação resiste a uma minuciosa análise, causaram danos à história da política no mundo. Com alguns diferenciais no que diz respeito a fé pois nos últimos tempos aquilo que se Chama esquerda também sem funde na ideia de religião vez que o Estado é o seu deus todo poderoso capaz de resolver todos os problemas da humanidade e por isso chama para si tudo que está a sua volta. Marx seria seu representante na terra, uma espécie e profeta ou Messias, mas que viveu como um burguês escrevendo livros e não cumprindo horário de trabalho, (pelo menos é o que dizem por aí). Talvez por isso, diferentemente da moderna Direita, sejam ferrenhos perseguidores de cristãos e de todo tipo de religião, ou seja, a esquerda seria monoteísta irrevogável. Só o Estado seria Deus, Marx seu filho ou pai, sei lá e Engels seu profeta? Pode ser. E seus discípulos, que pensam que são ateus, estão aí pelo mundo, divulgando a igualdade, a liberdade, a vida com bandeiras vermelhas e camisas que pleiteiam liberdade para abortar, fumar maconha, invadir propriedade que os outros trabalharam para adquirir, combater a burguesia podre que investe seus recursos na produção de bens de consumo e emprega milhares de pessoas e também derrubar governos que pensem de outra forma e, queimar, ônibus, para impedir o trabalhador de se locomover. Parece que o Diabo existe para a doente esquerda e são as pessoas que trabalham e defendem valores morais cristãos . Aff, cansada de ouvir e ver tanta tolice, quiçá as minhas próprias. Quem sabe talvez deveria, mutatis mutandis, ir “embora pra Passárgada. * Lá sou amigo do Rei”. Rei é Direita ou Esquerda? Depende!🤔 (*fragmento de poema de Manoel Bandeira)

GOTAS DE FELICIDADE


Tão pouco nos faz tão bem. “Sim, eu vou; sim, eu vi!, eu me importo com sua dor; sou seu fã, vou a tarde para o café, já cheguei, resolvi passar aqui para dar um abraço; estou com saudade; olha o que fiz para você; do que você precisa?; posso ajudar?; deixa que eu pago o sorvete; conte comigo; seja forte; pensa primeiro; diz que me ama...”
Tão Pouco. Tão grande. Bom dia! Escolhe uma e doe uma gota de felicidade.

ORAÇÃO

Estava orando por uma pessoa conhecida. Ela é uma pessoa daquelas que qualquer religioso de carteirinha diria que está “perdida”. Uma pessoa que tem vida “errada” e não se importa. Foi uma escolha de vida. Fez escolhas ruins e assumiu uma condição de pecado para viver . Enquanto orava pensava nela como alguém com uma fratura exposta. Pedi perdão a Deus por ter, por um momento, imaginado que sou melhor. A fratura daquela pessoa estava de tal modo que havia atingido o sistema de nervos então ela anda mas não sente mais dor. Assim a cada dia o ferimento se aprofunda e causa mais estrago. Pensei em mim. É possível que não tenha um fratura tão exposta. Está coberta pela pele limpa. Mas, como ela, também sou doente. Tumores internos me lembram minha condição de pecador. Como pode um sujo achar que está mais limpo que o mal lavado? Estamos por aí, ostentando nossa religiosidade, com muito post, muito culto ou missa, muito dízimo, ofertas, muitas lágrimas e trejeitos de Espirituais e boa obras, sim! Uma esmola aqui, uma cesta básica ali. E olhos enormes a enumerar o pecado do outro. Um tumor enorme no meio Do coração sempre pulsa, sempre apresenta seus sintomas de morte iminente. Enquanto orava, pensei Nas orações do fariseu e do publicano. Senti-me um fariseu. Perdi a voz e a força. Pensei então naquela viúva pobre que levava uma moeda quase sem valor. Me renovei. Eu sou aquela moeda sem valor. E sou tudo que tenho. Naquele momento entreguei aquela moeda a Deus, bem pequena e de valor ínfimo. Pai, eis aqui,tudo que sou. Não queria ser isso. Mas sou. Então Recebe esta pequena oferta e me permita fazer parte de seus tesouros.

REAVIVAMENTO -REI JOSIAS

Era uma manhã de sorte. Aqueles catadores de lixo haviam encontrado uma máquina de ferro que lhes renderia um bom dinheiro. Festejando batiam com disposição a marreta enquanto soltavam os pedaços da máquina. Uma pó branco surge no meio da sucata. Eles, curiosos o pegam. Seria sal? Levam um fragmento até a boca, parece que não. Percebem que, no escuro,ele tinha um brilho azul . Perplexos, juntam tudo que podem e levam para a casa, onde seus filhos alegres jogam o pó para cima para assistirem o curioso brilho. Chamam os vizinhos e todos sorriem enquanto manuseiam e admiram o sobrenatural pó que acende no escuro. Estava deflagrada uma das maiores tragédias radioativas de todos os tempos. Goiânia, 13/09/1987.A atraente luz da morte levou centenas de pessoas ao desespero. As pessoas, em algumas horas começam a apresentar os terríveis sintomas e se amontoarem nos hospitais ignorando a real situação até que alguém leva o pó a uma autoridade que o identifica como Césio 137, usado em máquinas de radioterapia. Aqueles catadores de lixo, por ignorância,levaram a morte para sua casa. Nesta manhã lendo a Bíblia deparei-me com o Rei Josias. Ele cresceu ouvindo que Deus é o criador e ele cria em Deus. Ele não conhecia as Escrituras mas acreditava em Deus. Um dia porém, resolveu fazer uma reforma no templo, e por acaso, foi encontrado o livro da Lei debaixo da poeira. O terror tomou conta do rosto de Josias enquanto a lei era, em voz alta, lida. Desesperado rasgou suas roupas. Ele havia descoberto que tudo que ele pensava que era luz era, na verdade trevas e morte. Que ele estava fazendo tudo errado. Ele percebeu que estava trazendo sobre sua família e povo, o pó da morte. O pecado é o pó da morte. Atraente e brilhante, no escuro pass a impressão de luz e de alegria porém o Livro da vida o revela tal como é. Às pessoas de Goiânia foi ministrado um antídoto chamado “remédio azul da Prussia” que permitia que eles expelissem na urina as partículas radioativas. Nosso remédio é o vermelho escarlate do sangue de Jesus e a sua poderosa Palavra. Está é comparada a água que penetra nas estruturas na alma e permite que identifiquemos o pecado e nos livremos da morte certa. Josias descobriu que havia uma solução e que o Césio-137 do pecado não iria continuar matando seu povo. Ele buscou ao Senhor e encontrou cura para sua vida e para seu povo. ( II Cron 34:19). bom dia!

O VALE DE OSSOS SECOS

Ele não tinha bem certeza se estava estava sonhando. O momento não era bom. Ele tentava levar palavras de esperança mas ele mesmo já não tinha mais forças. Aquele dia em especial ele estava em silêncio. Observava a situação do seu povo. Homens tristes que se esgotavam em trabalhar mas não tinham pão para colocar na mesa. Mulheres sofridas, maltratadas, violentadas. Crianças vestindo trapos encardidos sendo castigadas e abusadas. Então acontece aquilo. Ele estava num enorme vale. Ao seu redor milhares de ossos espalhados. Era a expressão cruel da humilhação e dor daquele povo. Aqueles ossos declaravam a decadência econômica, política, moral e espiritual daquela nação. Era o fundo do poço para Israel. O plano B de Deus era colocado em ação. "Ezequiel você é crente? Então clama por estes ossos. Profetiza palavras de vitória e bênçãos sobre eles". "Será? Se Deus mandou eu farei!". Então um grande vento soprou. As folhas rodopiavam. A areia do deserto estava enloquecida. Aquelas montanhas de ossos secos começam a se mover e cada osso se juntava ao seu osso. E ele não,parava de clamar. Não era possível! Carne, nervos, olhos, mãos, pés, cabelos, sorrisos, dignidade, trabalho, emprego, mesa, conversas, amizade,... Deus estava restaurando tudo! Um grande exército se levantou daquele vale de ossos secos. Uma nova história. Precisamos Reconhecer um vale de ossos secos quando nos aproximarmos de um. O plano A de Deus foi cumprido na cruz. O plano B está por nossa conta. Abrir a boca e abençoar pessoas que estão no abismo da decepção e dor. Ezequiel entendeu isso. "Deus fará um caminho onde não se vê condição ou possibilidade alguma" Ele é especialista nisso. Pergunte a Moisés que não precisou de submarino para passear no fundo do mar.

ESTUDO SOBRE A TRINDADE




Tema: TRINDADE

Introdução: A doutrina da Trindade é uma peculiaridade do Cristianismo. É singular a religião Cristã ao alegar que Deus é um,  mas que, ao mesmo tempo, há três pessoas em Deus.
Essa doutrina não é declarada de forma explícita nas Escrituras. A palavra Trindade em si não é mencionada na Bíblia. Esta é uma verdade da revelação.
A doutrina da Trindade é crucial para o cristianismo. Ela se ocupa em definir quem é Deus, como ele é, como trabalha e a forma pela qual se chega até ele. Com Trindade quer-se dizer que há três distinções eternas um uma essência divina, conhecidas, respectivamente como Pai, Filho e Espírito Santo. Estes são três pessoas, e assim podemos falar da tripersonalidade de Deus. Não se trata de Triteísmo, não estamos falando na existência de três Deuses.
A Religião dos antigos hebreus era rigorosamente monoteísta. “ o Senhor nosso Deus, é o único Senhor” ( Deut. 6:4). Também o Novo Testamente demanda neste mesmo sentido. Ex. Tiago 2:19 ( Tu crês que há um só Deus; fazes bem, também os demônios o creem, e estremecem). O que levou a Igreja a ir além dessa indicação foi a própria escritura sagrada que testifica que três pessoas são Deus. ( Não Deuses). Passamos a analisar tais indicativos.

1-    Insinuações no Velho Testamento:

Encontramos nomes e pronomes no plural que se aplicam a Deus como em Gen. 1:26 : “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem...”  e 3:22 : “... Eis que o homem é como um de nós...” . Outra indicação Isaías 6:8: “ ... a quem enviarei, e quem há de ir por nós?”.
O Senhor tem um filho. No Sl. 2:7 lemos “ Tu és meu filho, hoje te gerei”. Hoje aqui significa eterno presente. Jesus é chamado de Filho de Deus em João 9:35/37 mas também de Filho Unigênito ( Jo. 3:16) e em Heb. 1:6 é chamado de Filho Primogênito.  Miquéias afirma ( 5:2)  que suas origens são deste os tempos antigos, desde os dias da Eternidade. Ele também é chamado Deus Forte em Isaías 9:3.  
Existe distinção entre o Espírito e Deus.  Em Gn. 1.2 “ O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. Também em 6:3 “ Então disse o Senhor: o meu Espírito não agira para sempre no homem.
A forma tríplice como se repetem algumas expressões:  como em Isaías 6:3 “ Santo, santo, santo é o Senhor” também na bênção Araônica: “ O Senhor te Abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o Seu rosto, e te dê a paz”.  

2-    Insinuações no Novo Testamento

Na cena do batismo, temos a presença física de Jesus, a presença sobrenatural do Espírito de Deus que desce sobre Ele e ainda a manifestação direta do Pai ao afirmar que Jesus era o filho amado. (Mt.3:16,17). Temos ainda a declaração de Jesus de que ele oraria ao pai para lhes dar outro Consolador ( Jo. 14: 16,17). E ainda em Mt. 28: 19, onde Jesus determina que o batismo fosse feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Entendimento  de três que são reconhecidos como o Deus único.

O Pai é reconhecido como Deus, isso é feito com muita frequência. Podemos citar Jo. 6:27 e Rm1:7).
O Filho é reconhecido como Deus: Jesus manifesta em si os atributos de Deus, quais sejam, eternidade, onipresença, onisciência, onipotência e imutabilidade.
ELE É ETERNO, existia antes de João (Jo: 1;15), antes de Abraão ( João 8:58) e antes do mundo passar a existir ( João 17:5)  e segundo Miquéias, antes desde os tempos antigos e desde os dias da eternidade ( Mq. 5:2). E quanto ao futuro ele continua para sempre . (Isaías 9:6).
ELE É ONIPRESENTE E ONISCIENTE, Esteve no céu enquanto esteve na terra ( Jo 3; :13 e Mt 18:20); Ele conhece todas as coisas (Jo. 16:30). Ele viu Natanael debaixo da Figueira ( Jo. 1:49) Ele conhecia a história da mulher samaritana ( Jo. 4:29) e tantos outros exemplos.
ELE É ONIPOTENTE: “ Eu sou o todo poderoso” (Ap. 1:8). Ele sustenta todas as coisas com a palavra de seu poder (Hb.1:3); Toda autoridade lhe é dada ( Mr. 28:18); tinha poder sobre demônios ( Mc 5: 11 a 15).Tinha pode sobre as moléstias ( Lc 4:38-41 cura da sogra de Pedro), tinha domínio sobre a morte ( Lc 7:14; Mt. 9:25; Jo 11: 43-44). Além de tantos outros exemplos.
ELE É IMUTÁVEL: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente ( Hb. 13:8),
A Jesus são conferidos cargos da divindade: Ele é criador ( HB 1:10; Jo 1:3) e sustentador ( Cl. 1:17; Hb 1:3).
A Jesus são conferidas prerrogativas da divindade:  Ele perdoa Pecados ( Mt. 9: 2 a 6); Ele ressuscitará os mortos ( João 6:39); Ele executará todo julgamento ( Jo.5:22).
Ele é Senhor: “E Tomé confessou a Jesus, “Meu Senhor e meu Deus” (Jo. 20:28); “ E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” ( Fp. 2:11). Fica claro que já na época do Novo Testamento o nome Senhor era aplicado a Cristo no sentido de divindade.
Ele é filho de Deus: Jesus não afirmou isso diretamente nos evangelhos sinóticos, mas em João ele usa uma vez para se referir a si mesmo ( Jo: 10:36) outras referência: Jo 5:18 e João 3:16).

Ele é Deus:  Jesus é chamado de Deus pelo menos sete vezes no Novo Testamento. Na já mencionada fala de Tomé, na fala de Tito 2:13; João 1:1, II Pe 1:1.



O ESPIRITO SANTO TAMBÉM É CHAMADO DEUS

O Espírito Santo  é uma pessoa. Observamos que pronomes pessoais são usados para ele. “ O Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, vós o conheceis, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós” Jo 14:17. São atribuídas características pessoais a Ele como : Intelecto, Ele conhece os pensamentos de Deus ( I Co 2:11). ; sensibilidade (Rm 15:30) e vontade ( I Co. 12:11). Ele também trabalha ( I Co. 12:11). Ele fala ( Atos 13:2); testifica (João 15:26); ensina ( Jo 14:26). Pode ser entristecido ( Ef. 4:30), essas e tantas outras coisas provam que o Espirito Santo é uma pessoa divina.  A ele também são conferidos atributos da divindade como eternidade, (Hb 9:14); Onisciência (I Co 2:10-11); Onipotência (Lc 1:35) e onipresença ( sl. 139 7-10). Também lhes são atribuídas obras da divindade como criação (Sl. 104:30); regeneração (Jo. 3:5); inspiração das Escrituras ( II Pe. 1:21) e ressureição dos mortos ( Rm. 8:11). Em atos 5: 3 -4 Ele é expressamente chamado de Deus.
A doutrina da tripersonalidade de Deus não está em conflito com a doutrina da unidade de Deus. Há três pessoas numa só essência.  Os três são iguais e isso não exclui pela qual o Pai é o primeiro, o Filho é o segundo e o Espírito Santo é o terceiro. Esta não é uma diferença de glória, poder ou extensão da existência.
Pensadores como Justino e Taciano destacaram a unidade da essência entre a Palavra e o Pai, sando a figura da impossibilidade de separar a luz de sua fonte, o sol. Dessa forma, ilustraram que, embora a Palavra e o Pai sejam distintos, não podem ser divididos ou separados.
Segundo Erickson, a trindade é incompreensível. Não podemos compreender plenamente este mistério. Algum dia, quando virmos Deus, iremos vê-lo como é e o compreenderemos melhor que agora. Mas, mesmo então, não o compreenderemos totalmente.
Entender a Trindade é crucial para nossa fé. Casa um dos três, deve ser cultuado, com como o Deus Triúno. E tendo em mente  a obra distinta de cada um, cabe dirigir orações de graças e de petições a cada um dos membros da Trindade, bem como a todos, coletivamente. Além disso, o amor e a unidade perfeita na Divindade são modelos da unidade e do afeto que deve caracterizar nossos relacionamentos dentro do corpo de Cristo. Defende-se a doutrina da Trindade porque Deus a revelou. Ele se revelou assim. Disse alguém sobre essa doutrina:
Tente explicá-la, e perderá a cabeça. Mas tente negá-la, e perderá a alma.




Bibliografia:
1-    Palestras em Teologia Sistemática – Henry /Clarence Thiessen
2-    Introdução à Teologia Sistemática Millard J. Erickson;
3-    Bíblia Sagrada King James Atualizadaa;
4-    Bíblia sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e corrigida
5-    Vida, Bíblia de Estudo.

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...