terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

ORAÇÃO DA MANHÃ

Maranata, vem Jesus! Que o teu Reino venha sobre nós! Um coração guerreiro e sábio para enfrentar o dia que nos desafiará . Uma boa dose a paciência para ouvir tudo antes de responder. Um pouco mais de responsabilidade para fazer a minha parte e entender que os outros não são obrigados a me servir e sim eu a eles, se eu quiser subir na vida ( quem quiser ser o maior, seja servo. É ensinamento de Jesus). Que eu consiga olhar aquele chato e arrogante colega de trabalho e pensar que ele é, como eu, cheio de problemas e limitações e precisa ser amado e cuidado. Que eu hoje consiga ser útil além das minhas obrigações. Que eu diga mais bom dia 😃, como vai? estou com saudade, você esta bonita, quer que eu ajude? Que eu consiga pegar o bife menor e deixar o maior para meu irmão encrencado ( agora complicou) rs. Brincadeiras à parte, bom dia!

FAMÍLIA EM CRISE


O silêncio enche a casa. A jovem esposa está olhando para o nada enquanto lava os dois pratos que usaram no jantar sem palavras. Seu pensamento é um só: "como vou me separar dele". Seu coração está gelado. Não se olham mais. Monossílabos intermediam as poucas vezes que se comunicam. Ela pensa em viver uma aventura, um grande amor. Ele acha que ela anda esquisita, mas que talvez seja TPM, ou um mau humor simples. Recusa-se a pensar no pior. Acha que logo vai passar. Ambos estão vivendo uma ilusão. Ela, pensa que acordou, mas não vê que o oposto está acontecendo. Está entorpecida por um pensamento. Não quer mais amar e pronto. "Esses moços, pobres moços ah se soubessem o que eu sei..." se a jovem esposa compreendesse que amor não é uma emoção mas uma opção, escolheria amar quem a ama e um dia declarou isso colocando em seu dedo uma aliança. Se ela soubesse que lá fora existe um mundo de feras que adoram devorar corações em busca de Novidades. Se o casal compreendesse que para uma separação é necessário muito mais que "eu não amo mais ou eu me acostumei com ele ou ela " . Conta-se que perguntaram a Billy Gran o que ele faria se deixasse de amar sua esposa e ele respondeu : ajoelharia e só levantaria quando Deus me devolvesse o amor". Aos casais: não se separem a menos que haja caso crônico de Violência e traição. Ore dez minutos, por trinta dias, pelo seu coração antes de qualquer decisão. O perdão é um remédio muito eficaz e o amor supera tudo. Escolha amar quem de verdade está perto e divide a vida, mesmo sem muita cor, com você. Saiba que lá fora há uma arena onde a noite escura é fria e cheia de armadilhas e com certeza haverá muitos (as) com quem dormir mas nenhum (a) para se acordar .

O BOM PASTOR

Deus não está sujeito aos sentimentos humanos como tolas vingancas, mágoas e toma lá dá cá . Quando algo de ruim acontece logo buscamos explicações com base nos nossos conceitos pobres, egoístas e limitados. Deus está acima das alturas da terra!Ele sempre nos dá o que necessitamos para sobreviver num mundo mau e nos cuida e protege. Às vezes, de nós mesmos. Ganhamos um enorme NÃO de Deus, como forma de seu cuidado e proteção. Mais adiante vamos compreender. Por isso devemos agradecer, mesmo com a boca amarga, quando pedimos algo que não recebemos. Ele é Pai. Ele é o Bom Pastor e deu a vida pelas suas ovelhas 

FOME E SEDE


Eles estavam de pé na beira na estrada. Posso ouvir o ranger de seus dentes. Posso sentir a respiração furiosa e os olhares ácidos sobre o homem que passava rodeado por milhares de pessoas que tiravam suas capas e ramos de palmeira e estendiam ao chão como forma de homenagem por seus grandes feitos. Ele, em silêncio seguia sentando em um animal de carga. Aqueles homens, tomados de inveja, ardiam diante da possibilidade de alguém ser maior que eles. Sentiam-se ameaçados em seus tronos de vaidade. Eram os cientistas, os teólogos, os conselheiros, as autoridades, os gerentes, os chefes do departamento e aquele jovem homem os ameaçava com sua competência, beleza, sabedoria, poder e popularidade. Tudo fizeram para derruba-lo, mas ali estava o resultado: (João 12:19) as pessoas o adoravam. Tomados de amargor diziam: de nada adiantou nossas investidas, “ Todos vão atrás dele”. 
Por mais que se levantem intelectuais com suas críticas mirabolantes ao Jesus de Deus, uma multidão continua a encontrar nele o que a ciência não produz: paz, esperança, aconchego. A ciência nos trás remédios mas ele nos dá a cura. A ciência nos explica as relações, as causas e efeitos, as fórmulas matemáticas e as estatísticas. Ele produz em nós sentimentos, calor, força, consolo. Ele ilumina e renova as mentes; Ele faz acalmar as tempestades do coração. As teorias se levantam em críticas violentas contra Ele e seus seguidores, mas as multidões tem fome e sede, e só nele encontram águas vivas e pão da Vida.

O ESPELHO

Acordei , o dia tímido entrava pela janela com raios de sol desanimados. Por alguns minutos fiquei meditando e tentando achar um bom motivo para me levantar. Não achei. Levantei-me assim mesmo. Não estou depressiva, estou de preguiça mesmo. Fui ao espelho e vi uma mulher de meia idade, com cara de lua azul. Entrei em atrito com ela. Ela logo se defendeu: “ a cara de lua é por causa da cirurgia que você fez na boca”. Sim. Respondi. “E os dez quilos a mais é o quê? “. Ela respondeu: “Tibolona e corticoides”. Eu balancei a cabeça e respondi:” sempre uma desculpa para o relaxamento com a boa forma né?”. É. O rosto deverá melhorar em alguns dias, mas o manequim não. Então acho melhor tomar uma postura mais rígida com minha Alimentação e atividades físicas. A gente vai envelhecendo e ficando relaxada. Casa e pensa que o mundo acabou. Vira avó e pensa que pode virar a bruxa de Blair. Dá um tempo querida! Sei que outro dia você estava questionando entre ser magra e ser feliz. Mas isso é filosofia de varejo. Toma uma decisão e resolva logo isso. Não é só beleza não. É autoestima e saúde. Saí do espelho revoltada comigo. Quer saber? Vá tomar banho! Retruquei, mas fui, enquanto isso um cheiro de café subia pelas escadas e me fazia desejar uma boa e quente xícara, (com adoçante). Bom dia! E por favor, cuide-se mais.

CONHECE-TE A TI MESMO

LEIA ATÉ O FINAL: Nasce te ipsum. "Conhece-te a ti mesmo". Tal expressão estava escrita no templo de Apolo (patrono da sabedoria), na cidade grega de Delfo. Socrates foi até lá certo dia pois queria muito saber se de fato ele era um homem sábio como muitas pessoas diziam. A pitonisa que ali dava consultas perguntou-lhe o que sabia ao que foi respondido "Sei que nada sei". Sócrates foi considerado o homem mais sábio daquele e de todos os tempos, ele afirmou certa vez: ...nem sabedor da minha sabedoria nem ignorante da minha ignorância. Tal expressão me soa como um som grave, um trombone, muito alto e forte, que me incomoda e toca dia e noite na minha consciência. Cerca de quatro ou cinco séculos antes, Salomão já aconselhava: " Não sejas sábio a teus próprios olhos" (Prov. 3:10.) Mais adiante ele afirma: "Não seja demasiadamente sábio" ( Prov. 7:16). A presunção de que somos "bons" nisso ou naquilo, nos engana e nos enterra no mar da soberba e da ignorância. É preciso que haja inquietação pelo saber e isso só é possível a partir da consciência da ignorância. Acordemos amigos! Como anda nossa reflexão? Comece agora, analisando seu próprio eu, sua própria ignorância acerca de si mesmo. Isso é filosofar.

CONFISSÃO

Ai que dor! Quando olhei esta foto me vi. Sou ciumenta! Nunca consegui falar isso para mim! Agora estou confessando para o Mundo inteiro! De um lado está o meu eu e do outro meu outro eu. Esses galhos secos são minha natureza egoísta, perversa e insensível. Essa terra seca é meu coração improdutivo, vingativo e calculista. Essas nuvens secas são meus pensamentos vazios sem sentido. Sou eu. Que dor! Do outro lado o que eu, talvez, pareça ser. O que me esforço, não muito, para tentar ser. O que Jesus está tentando me fazer ser e não consegue porque eu não deixo. Travo tudo. Minha tolice e raizes me prendem e puxam para o lado seco. Mas o Jardineiro Eterno não desiste de mim. Com suas mãos serenas vem tentando me recuperar e me fazer como árvore plantada junto a Ribeiro de Águas...

Causos do meu Pai - O mendigo e o Bordel


Havia uma casa de “mulheres daVida”. Ele, ainda jovem, esbanjando virilidade e charme, parava o seu poderoso caminhão, bem próximo da porta e pisando firme entrava Sorrindo. Logo uma jovem se aproximava e lhe servia uma cerveja. As vezes outros amigos chegavam e a cervejada entrava pela noite. Depois de uma soneca para se recompor, cada um pegava um rumo e seguia viagem. Houve uma época em que todas as tardes lá por volta das quatro da tarde, chegava um andarilho para mendigar um copo de cachaça ou o direito de ao menos olhar as meninas. Elas que sabiam que ele não renderia nada, o expulsavam jogando, algumas vezes, baldes de água fria. O mendigo então, moribundo,saia aborrecido. Mas no outro dia, lá pelas quatro, lá estava ele outra vez. E, outra vez, zoadas e, balde de Água. As pessoas comentavam sobre ele porque ninguém o conhecia no pequeno lugarejo. Ele sumia no ar e lá pelas quatro horas, lá estava ele de volta a porta do pequeno bordel. Ao lado havia um grande bar com varias mesas de Sinuca. Um dia, lá pela meia noite, o ar já pesado pela fumaça de cigarro e sob o odor, já entranhado , de cachaça e cerveja , a rapaziada jogava sinuca quando o tal mendigo adentrou o recinto. Imediatamente o dono do bar tentou impedir sua entrada, mas ele, insistiu e com passos serenos foi entrando levando seu enorme saco nas costas, as pessoas não lhe deram importância, continuaram o jogo. Só despertaram quando ouviram uma frase: “amigo, estou te procurando há muito tempo” . Voltaram-se e viram o tal mendigo apontando uma pistola de todo tamanho para um cidadão. O pânico foi geral. Sob a mira da arma o tal homem saiu em silêncio. Do lado de fora havia um carrão novinho, com aquele papel no para-brisa, que se usava antigamente em carro zero. Dentro havia dois outros homens que colocaram um capuz no coitado. O mendigo entrou e eles desapareceram na noite. Durante os próximos sete dias as menina não abriram o bordel.Vai que ele resolve voltar para acertar as contas. Nunca mais jogaram balde de água em ninguém, acho até que foi proibido o uso de balde na casa.

CONVERSA NO CÉU - PARA MÃES


- Senhor agora ela passou os limites temos que intervir!
- Mas você sabe nossos limites não sabe? Não podemos ultrapassar os limites da vontade humana. 
- Senhor, mas nós sabemos também que a oração de um justo pode muito em seus efeitos. Sabemos também do princípio da insistência, lembre-se da parábola do Juiz iníquo e do amigo importuno?Então, essa mãe aí se enquadra nesta categoria. 
- E como está o rapaz? 
- Ele continua do mesmo jeito, como uma árvore distorcida da caatinga...
- E qual a vontade dele?
- Senhor, ele nem tem mais vontade própria, parece que ele abriu a guarda para o Anjo que nos traiu e faz conforme ele manda. Pelo que temos visto ele de árvore torcida só deseja evoluir para árvore espinheiro.
- É , mas temos que respeitar o livre arbítrio humano...
- Sim Senhor! Mas a mãe e o pai não param de Pedir. A gente nem dorme mais pois a mulher ora a noite inteira e durante o dia também. Quando a gente pensa que vai tirar um cochilo de dia já que ela está lavando a louça, ela olha para cima e diz “ meu Pai! Tem misericórdia!”, a gente toma um susto daqueles e logo corre para ver o que ela precisa!
- Eu sei. Eu sei de tudo! Miguel, prepara as armas, pega aquela espada especial que mandei fazer para você pois vai precisar dela para resgatar aquele garoto da masmorra do inimigo. Rafael, desce lá, avisa a mãe para não parar de clamar , isso é muito importante, até que a batalha tenha terminado! Vamos mostrar quem é que manda! Preparem a festa, arrumem a churrasqueira e ponham a mesa, preparem as talhas de vinho, haverá festa no céu amanhã!
Bom dia meu irmão! Em Jesus Cristo somos mais que vencedores!

JOSÉ E O SONHO DE FARAÓ


Fome. José entendeu o sonho do Faraó. Sete vacas magras engoliam sete vacas gordas. Às vezes vejo o mundo como aquele rio com o qual faraó sonhou. De um lado vacas gordas, na verdade elas são sedentas também. Elas comem bem mas tem fome de poder, de glória e riquezas e elas possuem,mas nunca se satisfazem, são como sanguessugas e pedem mais, mais, numa fome infinita que paga qualquer preço pelo que quer. As vacas magras seriam um prato e tanto. Vacas Carnívoras, já viu? As vacas magras estão famintas também, tem fome e tem sede de justiça, de honestidade , de Honradez, de dignidade, Respeito, de esperança. Vacas magras que vivem à espera de um socorro, que Quase Já não tem esperanças. Que não se enquadram na paisagem. 
Quem engolirá quem nessa nova versão da história? 
Desejo e creio que não haverá outro fim. As vacas magras vão engolir as gordas. Porque o bem vence o mal. Se eu não crer assim, não sou cristã pois Jesus venceu o Diabo. A Bíblia diz isso. Eu creio nela. 
Os cristãos precisam ser as vacas magras deste pasto chamado mundo. Com sua vida, sua postura, atitudes e orações alterar a programação. Ninguém dá nada por elas, mas na sua fragilidade, avançam e vão desestabilizando o sistema que, como o muro de Berlim ou as muralhas de Jericó, ruirá se transformando numa porta para um tempo de graça e vida. Vacas magras Senhor, que devorem as gordas e que os Faraós não entendam nada, e Josés se levantem das masmorras escuras dos corações dos
Homens e anunciem que há uma grande crise mas também haverá uma grande saída. Pense nisso. É forte. Boa
Noite.

UM GESTO DE AMOR

Hoje passei parte do fim da tarde percorrendo o comércio de Casimiro a procura de um pé de alface pois Helena queria comer salada com alface no jantar. Depois de ir no Mercado Por do Sol e arredores, voltava explicando para Helena que a salada só teria tomate mesmo. E ela indignada fazia bico. Encontrei Silnelange empurrando um carrinho de bebê. Parei para trocar um assunto... “que bebê lindo! Como você esta elegante” e contei da frustrada busca pelo alface . Carol Cardoso, esposa de Thiago Berbet, chegou e ao tomar pé das coisas logo declarou : “ lá em casa tem alface, vai buscar, está lavadinha”. Falei que iria. Mas não fui. Fiquei sem jeito. Mais tarde, estava preparando o jantar para Helena, um grito no portão levou meu marido até lá. Quando voltou Trazia uma sacolinha com alface pronto para o consumo. Sabe como me senti naquele momento? Querida e importante. Aquele alface me disse que existem pessoas que se importam com as outras. Que existem pessoas com quem se pode contar. Cortei e servi a salada enquanto Helena, feliz, sujava os dedinhos empurrando para dentro da boquinha o alface que tentava escapar.

PENSANDO SOBRE VALORES CRISTÃOS


Final de semana fizemos uma faxina no quintal. Luiz caiu para dentro do mato e saiu com uma sacola de Noni, uma nuvem de galhos e muito mato. Olhei para o pé de Noni(tomo suco diariamente) que está frondoso como nunca. Lembrei de seus primeiros dias. Ele era como um adolescente. Fino e muito comprido. Pendia ora para um lado, ora para outro de acordo com o vento. Então alguém foi lá, e colocou uma estaca. Ajudou mas não foi suficiente. Foram lá e colocaram uma enorme fita de tecido que o mantinha preso na estaca e na coluna da varanda. Hoje ele está bem firme e cheio de frutas. Então pensei no nosso processo de crescimento. Aquela estaca é Como um princípio eterno que sustenta a vida de um homem. Tal princípio, para mim , são as Sagradas Escrituras. Aquela fita que nos prende a ela, são as orações e a coluna da varanda é como o Espírito Santo de Deus. Somos orientados a ensinar nossos filhos tal caminho que é eterno e sempre atual. Lealdade e benignidade tem prescrição, envelhece ou perde a cor? Bondade e honestidade algum dia serão ruim? Balança enganosa algum dia será uma coisa justa? Assassinar pessoas poderá em algum momento ser normal? Pegar emprestado e Não devolver é aceito em algum lugar do mundo? Abusar sexualmente de irmã, mãe ou crianças algum dia será justo ? Invadir propriedade de outrem e subtrair seus pertences será aceito? Pois então! Princípios judaicos-cristãos. Pasmem, mas a Lei de Moisés até mesmo ensinou àquela Gente neolítica que não se devia fazer cocô no meio do arraial! E ainda tem gente tola e ignorante que desdenha da Bíblia. Ensinei aos meus filhos. O menos cristão dentre eles possui uma estrutura moral rígida e profundamente respeitosa. Paga suas dívidas em dia( exceto quando eu sou a credora é claro! Mãe é outro papo) e trabalha para se sustentar. Vejo em suas atitudes a estrutura cristã aprendida na infância. Portanto, ensina o menino o caminho, no caminho, na mesa da refeição, nas histórias da famílias. Ele não esquecerá e quando crescer terá um esqueleto forte, ainda que a pele se altere pelo tempo, pelo sol e pelas dores, a estaca o manterá de pé, as orações o sustentará e o Espírito Santo o guiará. Bom dia papais e mamães. Temos uma grande obra da qual não podemos abrir mão. Sentaremos um dia no grande tribunal para fazer o relatório de como gerenciamos as almas que nos foram confiadas.

CAIM SOU EU - A INVEJA

Já vi e até já senti inveja. Não queria mas já senti. Digo que o sentimento me parece um buraco negro e amargo. Toda musculatura do corpo enrijece e o sorriso amarela. É como se o Diabo em pessoas lhe enfiasse aquele tridente na alma. Não raro sou novamente assombrada por tal sentimento. Mas ele ainda não conseguiu arriar suas malas no meu coração. Quando chega com suas bagagens logo o identifico e abro a porta da rua. Não tenho quarto para hóspedes indesejáveis.
Já ouvi falar em muitos tipos de inveja:  de bom cargo, de carro novo, de emprego, de mulher bonita, de namorado bom partido, de gente inteligente, de gente que canta bem, de gente que fala bem, de gente famosa, de médico competente, de gente que cozinha bem, que costura bem, que é amado e  até de mendigo que ganhou esmola maior.
Mas  uma modalidade de inveja me causou espanto: inveja de culto.
O sujeito ficou com raiva do irmão porque ele fez um culto maravilhoso! É isso mesmo. O culto foi muito alegre, Deus se manifestou, pessoas foram renovadas, outras curadas, a pregação foi pura revelação e muitas pessoas se converteram. O envenenado sentiu tanta raiva que marcou um passeio com o irmão e lá conseguiu dar um jeito para acabar com ele. Esse cara foi Caim cujo espírito está entre nós até hoje. “ A inveja é mais perigosa que a ira e  o ódio” ( Prov. 27:4) .
Um assunto delicado. Difícil aceitar que podemos estar contaminados. Mas podemos sim. E isso nos torna perigosos, amargos e incapazes de avançar pela vida.
Achar que se o outro abrir uma loja vai me falir, que se o outro fizer bolo para vender vai me quebrar, que se o outro for elogiado eu estou sendo preterido. Se o outro tem emprego e vende alguma coisa para completar a renda é “olho grande”; pensar que o mundo só tem lugar para um e que se alguém for amado vai sugar todo amor do mundo e não vai sobrar nada para mim, achar que Deus deu tudo para Abel e que não ganhei nada. Caim, quem pensa assim é Caim.
 Caim, por misericórdia, não mate Abel, não outra vez. Não quando sabe como a história acabou.

Caim, melhora seu culto, faça de coração, diga não aos maus pensamentos. Caim, divida seu espaço, compartilhe as alegrias, se alegre com Abel.  Caim, reescreva sua história. Bom dia. 

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...