terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

CAIM SOU EU - A INVEJA

Já vi e até já senti inveja. Não queria mas já senti. Digo que o sentimento me parece um buraco negro e amargo. Toda musculatura do corpo enrijece e o sorriso amarela. É como se o Diabo em pessoas lhe enfiasse aquele tridente na alma. Não raro sou novamente assombrada por tal sentimento. Mas ele ainda não conseguiu arriar suas malas no meu coração. Quando chega com suas bagagens logo o identifico e abro a porta da rua. Não tenho quarto para hóspedes indesejáveis.
Já ouvi falar em muitos tipos de inveja:  de bom cargo, de carro novo, de emprego, de mulher bonita, de namorado bom partido, de gente inteligente, de gente que canta bem, de gente que fala bem, de gente famosa, de médico competente, de gente que cozinha bem, que costura bem, que é amado e  até de mendigo que ganhou esmola maior.
Mas  uma modalidade de inveja me causou espanto: inveja de culto.
O sujeito ficou com raiva do irmão porque ele fez um culto maravilhoso! É isso mesmo. O culto foi muito alegre, Deus se manifestou, pessoas foram renovadas, outras curadas, a pregação foi pura revelação e muitas pessoas se converteram. O envenenado sentiu tanta raiva que marcou um passeio com o irmão e lá conseguiu dar um jeito para acabar com ele. Esse cara foi Caim cujo espírito está entre nós até hoje. “ A inveja é mais perigosa que a ira e  o ódio” ( Prov. 27:4) .
Um assunto delicado. Difícil aceitar que podemos estar contaminados. Mas podemos sim. E isso nos torna perigosos, amargos e incapazes de avançar pela vida.
Achar que se o outro abrir uma loja vai me falir, que se o outro fizer bolo para vender vai me quebrar, que se o outro for elogiado eu estou sendo preterido. Se o outro tem emprego e vende alguma coisa para completar a renda é “olho grande”; pensar que o mundo só tem lugar para um e que se alguém for amado vai sugar todo amor do mundo e não vai sobrar nada para mim, achar que Deus deu tudo para Abel e que não ganhei nada. Caim, quem pensa assim é Caim.
 Caim, por misericórdia, não mate Abel, não outra vez. Não quando sabe como a história acabou.

Caim, melhora seu culto, faça de coração, diga não aos maus pensamentos. Caim, divida seu espaço, compartilhe as alegrias, se alegre com Abel.  Caim, reescreva sua história. Bom dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...