segunda-feira, 30 de abril de 2012

UMA REFLEXÃO SOBRE A INVEJA



Se eu pudesse me transformar em outro ser, seria uma ave para voar bem alto e ver o mundo bem de longe, pequenininho  e compreender o quanto sou insignificante e alcançar o entendimento de quanto nos amou Deus, que dos altos céus, com sua lente de aumento de misericórdia, lembrou-se de nós e chegou a deixar seu conforto para estar conosco. E quando aqui chegou foi tratado como um estranho, maltratado e assassinado pela miséria que são sentimentos do coração. Inveja e ódio. Sentimentos que depositados no coração dos homens pelo Diabo, foram alimentados ao ponto de matarem o ser mais maravilhoso que pisou a terra dos viventes.

Inveja e ódio são companheiros inseparáveis da mentira. A mentira às vezes se acompanha de outros sentimentos adversos, como medo, insegurança, vergonha, timidez e até pouca vergonha mesmo. Mas,  sem dúvida, os artifícios da inveja são destruidores. Faca de dois cortes. Destrói o invejoso e o invejado. Seca o coração do primeiro e persegue o segundo, podendo levá-lo à morte.

No livro de Provérbios temos que “... a inveja é podridão dos ossos.” (14:30), ou seja, acaba com a saúde do homem. Do tipo esclerose múltipla, bico-de-papagaio, hérnia de Disco, etc... entorta o ser humano, deforma.

“O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?”(Prov. 27:04)  Isso quer dizer que a inveja é infinitamente mais perigosa que a ira e o ódio. A pergunta quem poderá enfrentar a inveja, nos indica o poder que ela exerce sobre a mente dominada.

Que Deus nos livre, e se em algum momento tivermos lampejos desse sentimento podre, façamos como fazemos com as coisas estragadas, lancemos fora. Não se come arroz azedo, feijão mofado, carne estragada, pão bolorento. Não se bebe água de fonte poluída por dejetos.

É só clamar pelo nome mais poderoso da terra, que , uma vez morto pela inveja dos homens, levantou-se dentre os mortos para mostrar que a inveja pode ser maior que o ódio e ira, que são sentimentos menores, como ela. Mas nunca será maior que AMOR que Deus nos tem, pois até na hora da morte, Jesus clamava ao pai pelos seus algozes: “ Pai perdoa-lhes eles não sabem o que fazem”,  quer saber?  Creio que eles foram perdoados. Deus não negaria um pedido de Jesus Cristo, seu filho amado na hora de sua morte.

Assim se este sentimento entenebrecido nos visitar inadvertidamente,  clamemos a Deus que nos perdoe e liberte.

Tenha um dia abençoado. 

Um comentário:

  1. Esse texto abençoou o meu dia. Que o nosso Pai continue te inspirando, minha irmã.
    Tantas coisas são destruídas pela inveja! Graças a Deus, que por meio do Seu Espírito nos convence do pecado, da justiça e do juízo.
    Preciso estar mais perto dEle pra estar sempre sensível ao Seu toque.

    ResponderExcluir

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...