quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

O PÃO NOSSO DE CADA DIA...

Há momentos em que orar é um ato parar fortes. Porém eu, não sou, ou não estava hoje. Comecei a orar,  com a alma em tempestade, contando para Deus o que estava me maltratando. Queria orar, mas o que dizer a Deus? Ele já não sabe tudo? Lembrei do meu caderno de oração onde um rol de nomes e problemas estão arrolados como numa lista de supermercado e que normalmente eu vou passando um por um em oração.   Não tenho direito de dizer a Deus o que ele tem que fazer. Quem sou eu? Peço um emprego tal para alguém e esse alguém consegue e lá pelas tantas chegando no trabalho é assaltado e morre vitima da violência urbana . SE não sei o que está adiante, não posso ficar pedindo coisas a Deus aleatoriamente. Mas ele sabe!   Então vale o “ que seja feita a tua vontade”.  Mas é só isso? Pedi ajuda ao Espirito Santo, “ por misericórdia me ensina a orar”.  Minha lista não tem fim, não posso dizer para Deus fazer isto ou aquilo, afinal Ele é Deus e sabe todos os desdobramentos de todas as coisas e não me deve explicação nenhuma. Lembrei da oração de Jesus que pede tão pouco para si e para os seus. Na verdade ele pede coisas para o próprio Deus “santificado seja o teu nome... venha o teu reino... seja feita a tua vontade... o pão nosso... ah! O pão nosso! Não é tão simples... Ele pediu o básico e essencial, para todos, hoje... minha cabeça disparou em uma cascata de imagens. O pão nosso de cada dia é a pequena porta por onde entrará o emprego para o desempregado, a saúde para o doente voltar trabalhar, a saúde mental para criar, os remédios para sarar a doença que impede de trabalhar, a farmácia, a indústria farmacêutica,   a empresa para que homens possam investir e gerar empregos, a universidade que forma homens hábeis em criar novas tecnologias e vacinas e procedimentos e agrotóxicos e hormônios e adubos. O pão nosso depende do agricultor, da chuva e do sol. O pão nosso precisa do comerciante, do comerciário, do padeiro, do cozinheiro, do agricultor, do caminhoneiro, do combustível, do petroleiro... meu Deus! E eu ainda achando que Jesus não pediu nada para os homens em sua oração. Sim, jesus pediu tudo para todos com uma só frase. Tudo que eu levaria horas e meus joelhos ficariam como de camelos de tão calejado e ainda não seria capaz de relatar tudo. Parei e, emocionada, pedi, por fim, “Senhor, o pão nosso de cada dia... não me falte, nem aos meus vizinhos, nem aos meus irmão em cristo, nem aos moradores do meu bairro, da minha cidade, do meu pais. E que em nenhum lugar deste planeta falte o pão nosso de cada dia. Acho que Deus terá muito o que fazer se de fato, decidir atender à minha oração desta noite e não me processar por plagiar a oração do seu filho amado Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...