quinta-feira, 17 de maio de 2018

I REIS 3: 16 A 24 - PALESTRA




I Reis 3 16 a 24
- Salomão ( um pouco de História)
Um tema sobre família e mãe ,
Muitos conflitos familiares são relatados na Bíblia. A família de Davi, a família de Jacó, a família de Jesus e tantas outras.
Mas hoje vamos pensar sobre uma família diferente. Duas mulheres que tinham um mesmo destino.
Estranhamente elas chegaram diante do Rei Salomão. A situação era de fato complicada, provavelmente as autoridades menores não conseguiram solucionar o problema.
DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS: Atos 10:34.” .. Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas.” Jesus se relacionava com mulheres de todo tipo. Certa ocasião ele estava num jantar na casa de um certo fariseu e la entrou uma mulher pecadora, que beijou seus pés, e molhava-os com suas lágrimas e enxugava com seus cabelos. Aquela mulher teve perdão incondicional como recompensa por seu amor por Jesus.
- Elas eram amigas. Talvez tenham se conhecido em alguma esquina, em algum bar, na praça da cidade não sei. O fato é que era prostitutas. A palavra prostituta é muitas vezes empregada para Israel por ter traído o Seu Deus com outros falsos Deus.
É possível que uma delas fosse a dona da casa e tenha convidado a outra para morar ali também.
Elas alegaram que estavam sozinha e que nenhum estranho estava com elas na noite do ocorrido. De modo que não havia testemunhas do fato.
Observe que toda investida do Diabo ocorre de forma dissimulada e acontece entre você e alguém. Ele pode ser a terceira pessoa que ninguém vê. Faz a intriga dentro da mente, esconde coisas, muda o coração do amigo... mas ninguém vê nada... Precisamos do espirito Santo de Deus revelador que nos faz ver o que está em oculto.
Lucas 12:2 mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto, que não haja de ser sabido. “ ele revela o profundo e o escondido, conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz” Daniel 2:22. Jó 12:22 Esclarece mistérios profundos das trevas e traz à luz as mais densas sombras...”

Não havia mais ninguém. Tudo parecida bem. Nasce um bebê e três dias depois nasce o outro bebê.
Tudo parecei bem. Até que chega a noite. Uma das mães, muito cansada provavelmente deita-se sobre o filho e o sufoca. O bebê morre.  Esta mulher agora se levanta, pega o seu filho morto e se dirige  ao local onde estava a outra mulher, entra em seu quarto, troca os bebês e a mãe do vivo não vê nada.  Pela manhâ, ela acorda e vai dar de mamar à criança e então percebe que ela está morta. Ela chora, se desespera, lamenta, talvez tenha chamado a amiga, que chorou com ela, provavelmente.
A falsidade e a mentira são terríveis. Porém a luz vai subindo e ao amanhecer ela percebe que aquele bebê não era o seu filho. Não, aqueles olhos não eram do seu filho, não era a mesma boca, as mãozinhas, os pezinhos, não era seu filho.
Porem a ladra agora se levanta furiosa e nega. Ela não entregaria o bebê falcilmente. Ela nega.
È assim que o Diabo age na vida de nossos filhos. Você um dia acorda e descobre que o filho que você teve não é aquele que está em sua casa. Descobre que o homem que você se casou não é aquele que acordou em sua cama. Você se dá conta de que alguém roubou sua paz, sua segurança e tudo que você sonhava.
Prossegue contanto a história.
Observemos algumas lições que aprendemos com esta história.
1-     Podemos ter Falsos Amigos. A serpente entrou na vida de Eva disfarçada de amiga. Eles compartilham a vida com você mas estão dispostos a tirar sua bênção.
São amigos de ocasião. Estão precisando de um favor. Levam desgraça para sua família. Ela fala coisas que te faz mal, críticas que te maltraram, tem um certo veneno na língua. Uma engravidou a outra também, uma comprou uma blusa, ela também, você faz uma viagem ela também, ela pode ser muito perigosa, por fim ela desejará ser você, e tudo que ela não tem se você tiver, ela desejará também. Talvez não tenha mais ninguém em casa além da inveja que a envenena todos os dias.
MÃE: Seja sábia... “sede pois prudente como as serpentes e simples como as pombas”. (mat. 10:16)
Este é um guia de sobrevivência que Jesus nos deixou mulheres. Ele quer nos manter protegidos das maldades alheias.
A pomba nos passa a idéia de distraída e serena, não é capaz de perceber de imediato o perigo. A serpente observa tudo e sente o ambiente. Evita se expor ao perigo. ( não conte sua vida íntima para qualquer pessoa, seus bens, seus sonhos, suas vitórias) A serpente reage ao menor sinal de perigo.
Não podemos ser totalmente pomba nem totalmente serpente.  O prudente prevê o mal, e esconde-se, mas os simples passam e acabam pagando.
 Não se deixe levar por tudo que ouve. Observe, questione. Na dúvida não vá. Não fale, não ouça, não faça.
Busque a Deus. Mas Lembre-se a vigilância vem antes da oração.
Vigiai e orai,para que não entreis em tentação, na verdade o espírito está pronto mas a carne é fraca ( Mat. 25:41).
Ter apenas a sagacidade da serpente é tornar-se dura, rude, rústica, excessivamente crítica, dominadora, mão de ferro, sem compaixão e sem misericórdia. Pessoa difícil de lidar por sempre se sente com a razão.
Porem, se observar apenas a simplicidade da pomba , será submissas, por medo aceitam tudo que é imposto . Por falta de malícia para entender o que está além das coisas aparentes  nunca dizem não. Guardam tudo dentro de si. Não lhe faz bem. Isoladamente tais qualidades seriam defeitos.
Esperteza e inteligência da serpente e bondade e humilade que a pomba representa. Equilíbrio. A capacidade que a serpente tem de acertar o alvo mais a paz de espírito simbolizada pela pomba.

MUITO BEM VOLTEMOS AO PALÁCIO DE SALOMÃO.
2-     Mães que se deitam sobre os filhos e os sufocam: superproteção / prejudicam o desenvolvimento, a formação das amizades, imunidade, não permite que ele faça suas próprias escolhas, não confia que ninguém seja suficiente para fazer bem a seu filho, somente ela. Algumas mães se recusam a entender que o filho cresceu.  E tentam mantê-los sob seu domínio. Mães tóxicas que oferecem um amor tóxico. Resultado de amor desmedido. Ela tem problema de autoestima e autossuficiência e usam os filhos como tábuas de salvação. Tem obsessão pelo controle:  sem limites, controlar é manter a segurança acreditam que estão fazendo o melhor. Projetam seus desejos nos filhos: quero que ele seja o que eu não fui. Que tenha o que eu não tive; que não caia nos mesmos erros que eu... projetam nos seus filhos os desejos não realizados do se próprio passado, sem perguntar se querem e o que eles desejam. Uso na manipulação. A permissividade pode ser mortal também.  “Ensina o menino o caminho que deve andar, e a até quando envelhecer não se desviará dele” Prov. 22:6  “ não irritem seus filhos, antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor ( Ef 6:4). “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração  e as intimaras a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e  andando pelo caminho e deitando-te e levantando-te. Deut 6; 6/7 .  “ quem nega castigar seu filho, não o ama... Prov. 13:24.
3-     A mãe dormia profundamente:  Satanás espera uma distração da mãe. Mães e pais não podem dormir tanto na vida. Atenção como as serpentes. Observar os sinais ter olhos espirituais para observar quando o Diabo entra em nossa família. Ela dormiu antes da meia-noite. E só se deu conta do ocorrido pela manhã.  Mas ainda estava estática pois não foi capaz de perceber que aquele não era seu filho . Só mais tarde, com a luz do sol, percebeu que o morto não era o seu filho. E então se prepara para o grande resgate. Satanas rouba filhos, pais, infâncias, juventudes, ele rouba casamentos, sonhos, saúde.. perdi meu emprego, o concurso, o noivo, . Corra para a presença do Rei. Exija de Deus um julgamento. Ele mesmo que manda isso.  ... Batei e abrir-se vos-á,
“ Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.  Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. 3 E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: 'Faze-me justiça contra o meu adversário'.  "Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: 'Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens,  esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar' ". E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto.  Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?  Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. “ Lucas 18: 1 a 8
4-     Olhando para a mãe que perdeu o bebê: Qual a postura esperada de um Crente diante da perda:?  Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala” ( sal. 125:1)  II Reis conta sobre a morte de um menino filho de uma mulher de suném. Ela buscou o profeta Eliseu.
5-     NÃO TEMOS HOJE ELISEU. NEM SALOMÃO  mas veja o que consta em Mateus 12: 41 e 42 “Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas.A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.” “ O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos ( Sl. 103:6).

Salomão tipifica um Deus que olha e cuida de todas as mães. De todas as mulheres. A sua espada tipifica Ap. 19:15  e da sua boca saía uma aguda espada...arma que faz parte da armadura espiritual do cristão. Ela nos ajuda nas batalhas contra o pecado e suas consequências.
O filho roubado nos remonta à grande tragédia do Edem. Quando maior bem do homem lhe foi tirado pelo Diabo. Sua comunhão com Deus.  Satanás perdeu seu posto e quis roubar o nosso.  E conseguiu.
Mas o grande Rei dos Reis nos devolveu o filho vivo.  Nossa comunhão em Cristo, foi restaurada
Se o diabo roubou alguma coisa da sua vida, a comunhão com a Igreja, com o filho, marido, seu pai,sua mãe se você acorda todos os dias com um filho morto, ódio, rancor, mágoa, frustração, eis aqui aquele que é maior que Salomão.
A quem comparamos as duas prostitutas? A Israel e aos gentios. A mim e a você. Ao Mundo inteiro que traiu o seu Deus e o trocou pelo conhecimento do bem e do mal em Adão, por um prato de Lentilhas em Isaú, pelo amor de uma Mulher em Sansão, por Trinta moedas de prata em Judas.  Nós traímos nosso Deus. E nesta noite você tem a oportunidade de apresentar a ele seu filho morto e receber a esperança, a forma e a fé. A comunhão perdida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...