quinta-feira, 17 de maio de 2018

REQUISITOS E ESTRATÉGIAS PARA PROFESSORES DA EBD


REQUISITOS E ESTRATÉGIAS PARA UM PROFESSOR DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.
INTRODUÇÃO.
A escola bíblica dominical não é apenas um departamento da igreja. Ela faz parte da própria missão da Igreja. Foi a forma que Deus encontrou e regulamentar o ensino da sua palavra de forma a abençoar o maior número de pessoas de forma eficaz.
É um espaço democrático onde o crente poder participar dando suas opiniões, tirando dúvidas e esclarecendo pontos obscuros. É também um campo de serviço.
Não é uma missão fácil. É um comprometimento tremendo assumir a posição de professor de EBD.
PORQUE DEVEMOS IMPLEMENTAR A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?
Para a sobrevivência espiritual do crente.
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento... Oséias 4:6”
Para alcançar bem aventurança.
Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração Sl 119:2
Para purificar o caminho.
“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Sl 119:9

Para vencer o pecado.

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Sl 119:11

Para conhecer a Deus e ganhar a vida eterna:
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39



ALEM DISSO:
1-   único departamento que envolve todas as faixas etárias e ainda o público não cristão
2-   é  instrumento eficaz para a edificação do povo de Deus
3-   ganha almas para Jesus;
4-   promove o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão;
5-   prepara novos obreiros para a causa de Jesus.


COMO NASCEU A EBD.
A Escola Bíblica Dominical foi fundada pelo jornalista e escritor Robert Raikes, em 20 de julho de 1780, na cidade de Gloucester, Inglaterra. Robert observou que o abandono das crianças próximo à igreja era um estímulo à prática do crime, por isso decidiu começar algo que pudesse sanar esse problema. Além de cantar com as crianças, Robert usava a Bíblia como livro de estudo com os alunos. Atualmente, em todo o mundo, a EBD, envolve todas as faixas etárias. No Brasil, as igrejas evangélicas adotam o horário de domingo pela manhã para a atividade.
No Brasil a EBD iniciou-se na cidade de Petrópolis, em 1855 com os missionários escoceses Robert e Sara Kalley, uma classe com cinco crianças.
Até o terceiro século, a Igreja se empenhava no ensino da palavra. A partir do terceiro século o ensino bíblico foi se escasseando. A Reforma Protestante trouxe de volta a busca pela Palavra da Vida.
Atualmente:
ESTIMA-SE QUE 50 OU 60% DOS MEMBROS DE IGREJA EVANGÉLICA FREQUENTAM A ESCOLA BÍBLICA.

ASPECTOS GERAIS DA ESCOLA BÍBLICA
1- Ocorre normalmente nos domingos pela manhã e tem como objetivos:
2- O CURRICULO pode variar de Igreja para Igreja.
a--POR FAIXA ETÁRIA: é a forma mais comum.
b- POR GRUPOS ESPECÍFICOS: EX. classe para casais; para adolescentes, novos convertidos.
3- BASES FUNDAMENTAIS:
A-    A BÍBLIA
B-    O AMOR PELAS ALMAS.
4- CONDIÇÕES PARA UMA EBD DE SUCESSO:
a-   Líderes convictos de que o ensino da bíblica é útil ( 2Tim. 3:16 e 17) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
b-    Apoio do Pastor e demais líderes da Igreja;
c-    Apoio da congregação;
d-    Professores treinados e motivados;
e-    Local adequado ( estrutura física do prédio)
f-     Um programa de ensino bíblico;
g-    Recursos adequados ( Mapas, quadro, apostilas)
h-    Encarar a EBD como serviço para o Reino ;
i-      Fazer com zelo: os primeiros cristãos eram zelosos no ensino:  Atos 5:42 “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.”


5-    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL( sugestão)
a-    Diretor/Secretário/ Tesoureiro/Professor

6-    ESTRUTURA DA ESCOLA:
- Pode variar de acordo com a Igreja. Recomenda-se, no mínimo, três classes.
- Jovens e adultos;
- Adolescentes e
- Crianças.
Obs. Ao menos dois professores para casa classe.

Outra sugestão:
- Classe de criança de 03 a 07 anos e 11 meses;
- Classe de Juniores de 08 da 10 anos e 11 meses;
- Classe de adolescentes de 11 anos e 14 anos e 11 meses;
- Classe de Jovens de 15 anos a 18 ou solteiros;
- Classe de adultos acima de 19 anos ou os casados;
Uma classe de discipulado para novos convertidos;


O PROFESSOR:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” II Tim 2;15

1-   Aprovado:

No testemunha pessoal:” Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” I Tim 4:16
Na vida social: Mat. 5:16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
Não é fácil ser mestre. ( Tiago 3:1)”  MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.”

2-   COMO MANEJAR BEM A PALAVRA?
a-   Ser Leitor persistente da Bíblia. ( I Tim. 4:13) “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.”
b-   Ser Leitor de bons livros e estudos bíblicos;
c-    Conhecer versões variadas da bíblia;
d-   Consultar dicionários, concordâncias e enciclopédias;
e-   Ser leitor de revistas, jornais e periódicos.

3-   OUTRAS CARACTERÍSTICA DO BOM PROFESSOR:
a-   Ser amigo;
b-   Conhecer o aluno e usar a linguagem adequada;
c-    Preocupar-se com suas ausências;  
d-   Ser intérprete – saber comunicar
e-   Elaborar o plano de aula ;
f-    Ser aprendiz;
g-   Ser entusiasmado, humano,otimista;
h-   Apto para ensinar, estudar muito bem o conteúdo;
i-     Atualizado;
j-    Não fugir da lição  diante da classe contando testemunhos ou histórias para passar o tempo;
k-    seguir o roteiro comentando e ouvindo os alunos;
l-     Ser pontual;
m- Movimente-se, mude o tom da voz, gesticule.
n-   Seja cuidadoso ao elaborar recursos didáticos;
o-   No início da aula ofereça uma visão geral do tema;
p-   Mantenha a ordem evitando discussões pessoais;
q-   Nunca seja rude, se um aluno fizer um comentário desagradável, repita o mesmo e fique em silêncio por alguns segundos, é grande a chance dele se desculpar, ou diga, “estou pensando no que você disse” e fique em silêncio; pergunte “ podemos conversar sobre isso depois da aula?” ou então responda, ponderadamente, para toda a turma.  



4-    OUTROS CONSELHOS:
a-    Prepare a aula com antecedência;
b-    Leia em classe os textos bíblicos;
c-    Ore antes de iniciar os estudos;
d-    Sempre faça uma revisão da última aula;
e-    Seja um promotor da EBD.

5-    ATENÇÃO: TENHA CONVICAÇÃO DE SEU CHAMADO.
6-    FORMAS DE DIVULGAÇÃO DA EBD:
a-    Anúncios;
b-    Cafés da manhã;
c-    Camisetas com frases de incentivo;
d-    Gincanas envolvendo frequência;
e-    Debates bíblicos, criação de musicas;
f-     Mensagens pela Internet.



 A EBD FAZ PARTE DESSA FRENTE DE GUERRA CONTRA SATANÁS E VISA Á RENOVAÇÃO DO ENTENDIMENTO:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

EM OBEDIÊNCIA À GRANDE COMISSÃO:MAT. 28:19 E 20

19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Num mundo onde tudo muda todos os dias, o cristão precisa buscar na viva palavra a renovação de seu entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...