quinta-feira, 17 de maio de 2018

PERDÃO NÃO É OPÇÃO - EDIFICANDO A CASA SOBRE A ROCHA



MATEUS 7: 24 A 27
Nesta parábola temos a história de dois homens. Um prudente e um insensato.
Ambos edificaram sua casa. Cada um edificou usando um tipo de fundamento.
Todos somos Construtores:  do EU pessoal e do MEU social. ( casa de Deus e Familia/amigos);
A forma como construímos determinará nosso futuro.
FUNDAMENTO NA AREIA
Facilidades . aquele que ouve mas não pratica. No fundo da alma não valoriza os mandamentos. Fundamenta a vida em valores falsos e mentiras, enganos, falsidades; traições, prende-se aos valores desta vida, busca de status, vaidade, aparências,  nuvem sem água levadas pelo vento de uma para outra parte, árvores murchas infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas ( Judas 1:12)
FUNDAMENTO PEDRA:
Trabalho e prudência: , Lucas 6:48 “...cavou... e abriu bem fundo...” está comparada àquele que escuta a palavra de Deus e a pratica.  Cavar está relacionado a tal prática que requer muito esforço.
Pode ser bem doloroso. Requer a morte do Eu, da Carne, do Mundo.
Vida temperada com bom senso, prudência, atenção, sensatez... sabedoria.
Nossa Rocha é a Palavra de jesus Cristo. O Verbo de Deus que se fez carne. É sobre Ele que Edificaremos nossa casa, nossa família. Sobre seus valores. Isaias 26:4 “ Confiai no Senhor perpetuamente, porque  o Senhor Deus é uma rocha eterna”
Trazendo para o MEU SOCIAL. Familia e amigos. Gostaria de pensar sobre dois, dentre os  elementos que  integram a rocha: PERDÃO E AMOR. Os conselhos de Deus .
Interessante que as duas casas estão sujeitas aos mesmos fenômenos: Chuva, que é benção, rios e ventos que também são bênção. Mas que também podem representar, sob condições desordenadas, problemas do viver. Doenças, morte, decepções, frustrações, vícios, convivências difíceis, desemprego, violência etc...
COISA DA VIDA.
O livre arbítrio: cada um escolhe o fundamento que deseja
Vemos diversas situações semelhantes para escolha humana:
Tesouros no céu e na terra...
Caminha estreito e largo...
Areia e Rocha
Vida  e morte...
O insensato não pensou no futuro. Viu o hoje.
É possível que o prudente tenha olhado para o lado e tenha visto a casa do insensato se erguer rapitamente...  “ Não te indignes por causa dos malfeitores... não tenha inveja dos que praticam iniquidade. Porque cede serão ceifados como a erva e murcharão...”Deleita-te no Senhor e ele satisfará o desejo do teu coração Sl. 37 1,3,4)
Dentre os materiais da construção um é de fundamental valor:
PERDÃO.
O PERDÃO é a chave para soltar os fios que nos prende ao passado, Fios as vezes tão sutis que não nos damos conta de que ainda estamos presos, muitas vezes inconscientemente.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.( Ef. 4:32)
O perdão vem de Deus Daniel 9;9 “ O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador,”
Não perdoar é pecado :  Isaías 59:2 ‘ Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”
É base para bom relacionamento... “suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.Colossenses 3:13
PORQUE É TÃO DIFÍCIL PERDOAR OS DOMESTICOS?

1-PERDÃO NÃO É UMA OPÇÃO:  escolhemos o que vamos perdoar com base em coisas que nos são imperdoáveis; Criamos uma espécie de escala de perdão. Mas veja o que Jesus nos diz:  “tomem cuidado, se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar e disser “estou arrependido, perdoe-lhe ( Lucas 17: 3 e 4)
2-PERDÃO NÃO É UM SENTIMENTO: raiva, mágoa, desejo de vingança são sentimentos que nos são comuns. Perdão não deve ser fruto da emoção mas sim da razão. Deve ser uma decisão. E resistir às investidas do Diabo no sentido inverso. Melhor ainda quando conseguirmos também sentir a emoção que decorre do perdão; A dor Deus curará no tempo certo. DEPENDA DE DEUS E DO SEU ESPIRITO.
3-PERDÃO FINGIDO NÃO É PERDÃO:  se você está sempre criticando e apontando os defeitos do outro, este é um sinal de que você ainda não perdoou. 
4-PERDOAR NÃO É ESQUECER: quem perdoa lembra do que aconteceu mas também lembra que decidiu perdoar e isso traz paz ao coração. Jeremias 31;34 “ Eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”
Então perdoar consiste em:  Amar e orar pelos inimigos; ( Lucas 6: 27 e 28)
Abençoar e não amaldiçoar: Rom 12:14
Uma das razões de tantas doenças físicas e emocionais, a falta de perdão que além de tudo causa o distanciamento de Deus. Por mais difícil que seja, e que fira nosso orgulho, perdoar é preciso. É o melhor caminho a seguir. Quando perdoamos nos aproximamos do Senhor e isso nos dá paz, saúde física e mental e espiritual.
Se você foi ferido ou magoado por alguém e ainda não perdoou, tome coragem e procure essa pessoa o quanto antes, Deus se agradará de você e trará para mais perto dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...