quinta-feira, 17 de maio de 2018

PALESTRA LOUVART 2017 - MÃO NO ARADO




SALMOS 19
OS céus anunciam ao mundo a glória de Deus./Eles são uma prova fantástica da capacidade de criação de Deus.
Cada dia que passa conta ao dia seguinte mais um pouco dessa glória. /Cada noite mostra à noite seguinte como se pode conhecer  o Criador;
Esses discursos são silenciosos; não se ouve uma palavra, mas sua mensagem de louvor é ouvida em todas as partes da terra;
O sol mora nos céus, onde Deus traçou um caminho para ele. Dia após dia o sol percorre esse caminho, brilhante e belo como um noivo indo para seu casamento; forte e alegre como um atleta participando de uma corrida! Atravessa os céus de lado a lado e nada na terra escapa a seu calor.
A Lei do Senhor é perfeita; ela devolve à nossa alma as forças perdidas. A revelação da vontade de Deus é digna de confiança; ela dá sabedoria a quem estiver disposto a aprender.
As ordens que Deus dá aos homens são sempre certas; quem obedece, sente uma profunda alegria no coração. As regras de conduta do Senhor são bem claras e iluminam nossos olhos.
A obediência a Deus nos conserva Puros; é a garantia da vida eterna. As opiniões do Senhor sobre a vida são verdadeiras e justas, todas elas. Valem mais do que ouro, mesmo o ouro mais fino. São  mais doces que o mel pingando do favo. Alem de tudo isso servem para nos corrigir quando estamos errados. Quem segue as instruções de Deus terá sucesso em tudo.
Apesar de tudo, quem sou eu para saber os pecados que se escondem em meu interior?  Por favor Senhor, perdoa estes meus pecados ocultos. Não deixes que eu seja dominado pelo orgulho. Assim, ficarei livre da culpa, e escaparei de cometer grandes pecados.
Desejo que as minhas palavras e os meus pensamentos íntimos sejam sempre agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Libertador.
Vamos continuar nossa caminhada nesta manhã
Leitura do texto de Lucas Cap 9 57 a 62
O primeiro Jovem, um escriba , demonstra um interesse muito grande e se oferece. Lembro de Pedro no cap. 26;33 de Mateus  “...ainda que todos se escandalizem de ti eu nunca me escandalizarei... e todos os discípulos disseram o mesmo”.
Jesus lhe abre um leque de opções:
Raposas: são caçadores, predadores, alimenta-se de animais vivos, segue uma linha diferente de vida, não tem leis, não tem moral alguma, Não conhecem Deus, não o Glorificam, não dão graças , dizem-se sábios e tornam-se loucos, tem um coração cheio de escuridão, mudam a verdade de Deus em mentira servem à criatura e não ao criador. Cantares 2: 15 ... apanhai-me as raposas que fazem mal a nossas vinhas que estão em flor...”
Mas elas têm covis..
Aves do céu; são livres, não obedecem às regras, não fazem mal à ninguém, algumas são carnívoras e comem carne estragas, é certo também sujeitas à mira dos caçadores, mas são livres, vão para onde querem, possuem NINHO.
A decisão por segui- implica saber das consequências desta caminhada: Jesus não é compreendido por sua família (Mc 3.21, 31-35); não tem morada fixa nem bens e depende da generosidade de amigos (as) (Lc 8.3); é caluniado e perseguido (Mc 3.6; 11ss; Lc 13.31s); não oferece segurança, nem formação como os rabis aos seus alunos.
O jovem se retrai, não há mais notícia sobre ele na bíblia.
O segundo Jovem, ao que parece, segundo Mateus 8:21 já era um discípulo. Mas ele tem outras prioridades.”.. permite-se que primeiro vá sepultar o meu pai...”
Tal desculpa poderia ser tantas outras... terminar a faculdade, arrumar um emprego, criar os filhos, arrumar uma esposa ou um marido... enfim...
Jesus quer sublinhar que se uma pessoa quer se tornar cristã, não precisa esperar, criar uma situação particular, especial, mas deve começar imediatamente, Só há um tempo e esse tempo é agora.
O Terceiro jovem também é um voluntário, mas deseja aguardar a autorização dos familiares.
Então ouve de Jesus, “ Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o  Reino de Deus.
QUERO FAZER UMA PERGUNTA:
O  que é não ter  onde reclinar a cabeça;  não poder ir sepultar o pai;  não poder ir se despedir dos de casa? Como, pois, deixar tudo isto e ser discípulo?
É libertar-se das comodidades e mordomias que o poder económico exerce, sendo constante tentação,  é despojar-se das regalias do sistema. Os bens, as seguranças pessoais,  e altíssimos salários, a riqueza  podem ser um empecilho e entrave muito vigorosos e alienatórios à proposta do seguir a Jesus.
NÃO SIGNIFICA ABANDONAR OS PAIS. TEMOS MANDAMENTOS MUITO CLAROS SOBRE COMO TRATAR DOS PAIS.
Há inclusive um texto em Marcos 7:9 a 11, afirma que os religiosos invalidavam os mandamentos de Deus para Guardar as tradições. Como por exemplo dizer que não ajuda os pais pois tem que dar suas ofertas...
Gostaria de fazer referência a Eclesiastes capitulo 3. O tempo para todo o propósito.
O que é olhar para trás?
O tradicional exemplo é o da mulher de Jó:
“Paulo tem uma mensagem semelhante quando compara o ministério cristão a corrida atlética.
Em Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé
 Hebreus cap 12: 1 e 2”
 O primeiro se silencia diante do desconforto apresentado por Jesus, que provavelmente confrontou suas expectativas para o evangelho. O segundo tem como prioridade cuidar da família e o terceiro tem como prioridade a aceitação pela família.
Então temos um embate;
Quero ser crente , desejo o ministério , mas não desejo o peso, os espinhos e dores dele;
Quero ser crente, quero assumir meu ministério depois que eu cuidar das minhas obrigações humanas;
Quero caminhar com Jesus mas preciso que as outras pessoas com quem me relaciono não se sintam mal com isso, elas precisam entender e aceitar, caso contrário não conseguirei seguir a Jesus. Tenho cum compromisso social. Com meu grupo de amigos, com minha família e suas tradições...
Penso que em síntese é esta a situação.
QUESTÃO DE PRIORIDADE E COMPROMISSO:  Marta e Maria.
A ideia do arado nos leva a pensar que a pessoa já está na obra. Engajar-se na obra, assumir compromissos... enfim, ser um despenseiro, um ministro.
Olhar para trás aí está relacionado ao ministro se prender aos obstáculos.  Eles podem ser eminentes, como perseguições sofridas pela Igreja em várias partes do Mundo.
Eles podem ser sub-reptícios, como privações, perdas profundas, ofensas, mágoas, humilhações, pecados guardados e não perdoados em razão da ausência de arrependimento e confissão.
 O fato ocorre em um lugar no tempo. Mas ele não fica lá. Ele continua irradiando sua malignidade que se projeta no futuro do Ministro.
Isso é comum. É difícil vencer. Mas não é impossível. Caso contrário não haveria Ministério.
Brizola, certa vez disse que “Política é a arte de engolir sapos” Numa alusão a uma frase de Nereu Ramos, Presidente da Câmara de Deputados que assumiu por dois meses após a morte de Getulio .
Ministério passa por aí.
Com a figura do arado Jesus queria nos dizer que havia muito TRABALHO: tripalio/dor/ tortura/ dificuldades
 É preciso ter disposição, coragem para enfrentar a dureza dos terrenos pedregosos que encontramos. Temos muito que fazer, descanso só na presença de Deus. Hoje se fala num evangelho fácil sem trabalho
É certo que a bíblia fala que nunca se viu um Deus que trabalha...Isaías 64: 4...
Mas fomos chamados para trabalhar, para servir e não ser servido. Se alguém vem para o evangelho para ser servido, entrou na fila errada.
O sujeito chega diante de Deus com uma lista de supermercado e quando não é atendido logo começa a olhar para trás... dificuldades... olha para trás. Lembrar o povo no deserto.
Philip Yancey escreveu um livro “ Decepcionado com Deus”.
Dentre as muitas histórias que conta , narra a de Richard, estudante do curso de pós graduação numa renomada Universidade Cristã. Ele escrevia sua tese sobre o livro de Jó e lhe pedira ajuda. Certo dia o jovem o procura e diz que o livro estava no prelo para ser editado, mas que ele não acreditava mais no que havia escrito. E começa a narrar uma série de sofrimentos que lhe vieram desde que aceitara Jesus. Ele afirma: “ odeio Deus, não era isso que queria dizer, na verdade nem creio que ele exista...”
Logo após sua conversão sua esposa o deixou...
Ele ouvia pessoas dizer “ o Senhor me disse...” mas isso nunca acontecei com ele embora orasse por horas a fio.
Sempre que tinha que decidir alguma coisa orava e lia a bíblia mas se dava mal...
Perdera o emprego para pessoa menos qualificada...
Feridas antigas reabriram ( separação de seus pais)
Ele pensava que Deus o abandonara... dentro dele nasceu o tumor cancerígeno na dúvida.
Olhou para trás... e foi fatal...
Já passei por perdas... meus pais se separaram... fui criada em casa de várias pessoas... casei-me as 18 anos , perdi o casamento aos 32 anos, amei pessoas que perdi para vida e outras para a morte. Morri um pouco com cada uma delas. Perdi um cargo importante, duas vezes. Tenho um filho semelhante a Richard, tenho frustrações como todo ser humano.
Estive separada por 15 anos, onde cheguei a pensar em deixar o arado, mas o Senhor segurou e firmou minhas mãos. .. Portanto tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados...” Heb 12:12.
Mas... não posso olhar para trás...
Na nossa vida se levantam muitos Tobias e Sambalates como na de Neemias. Nos convidam, a descer do muro, a saltar o arado... e a nossa resposta deverá sempre ser...
“Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer... porque cessaria essa obra?”
Para onde iremos nós? Há caminhos que ao Homem parecem direito, mas o fim deles são os caminhos da Morte. Prov 14:12
EXEMPLOS BIBLICOS QUE OLHARAM PARA TRÁS E SOFRERAM.
O que Sambalate, que é a figura típica de Satanás tem tido para você nesse tempo?
Desiste ... do ofício, do ministério, da família, do filho, da vida.
Suicídio.
 Deus não nos chamou para desistência. Mas para caminharmos para frente.  A primeira pessoa que olhou para tras foi a mulher de Ló.
A mulher de jó... O fato de parar, de olhar para trás, não encarar os desafios da vida fez com que ela perdesse o saber, a mobilidade da alma, o gosto de andar com Deus. Uma estátua de sal...
Uma das coisas mais fortes e poderosas é a memória, de coisas que passaram boas ou  más.
O que ocupar sua memória, irmão? Seus fracassos passados? É passado.  Enterra. Deus tem um futuro para você. Diante de você está canaã.  Lute por ela.
Deseja voltar para comer cebolas sob o chicote de Faraó?
Quando Israel é retirado do Egito sob a direção de Moises, a vitória está na frente mas na primeira dificuldade alguns começam a murmurar e dizem que era melhor ficar no Egito.
A terra abriu-se e foram engolidos num juízo tremendo.
É frequente uma voz que aparece e começa avivar lembranças e a querer fazer você voltar ao que passou pois tudo  que o inimigo quer é que não andemos para frente.
O ultimo exemplo é DEMAS,
Em Filemon..1:24 “Saudam...Epafras meu companheiro de prisão por Cristo Jesus... Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores...
Em Colossenses 4:14 Paulo se despede dizendo: Saúda-vos Lucas, o médico Amado e Demas;
Em II Timóteo 4:10 ... Porque Demas me desamparou amando o presente século e foi para Tessalônica...
Demas olhou para trás...
Lançar mão do arado é escolher a porta estreita.
É  ter passar pelo vale de Baca e fazer dele uma fonte ( Sl 84: 06 e 06) , sabendo que esse é o caminho para se chegar à cidade de Deus.
(O vale de baca também era chamado vale das lamentações, de lágrimas, ou vale árido. A própria palavra baca significa choro. Ali floresciam flores que destilavam um líquido perfumado e faziam de baca um lugar perfumado. O vale escuro, estreito , pedregoso e de difícil passagem tinha seus segredos. Era caminho para Jerusalem.)
É dar a outra face. É chorar, muitas vezes só, sabendo que o consolo e compreensão não virão  dos homens; É ter a força de uma leão, mas ser manso como um cordeirinho, é ter fome e sede de justiça, mas não com as próprias mãos; é ter um coração cheio de misericórdia, é sofrer perseguições e não perder a ternura.
Colocar a mão no Arado de Jesus é escolher ser luz,  é buscar enquanto está no caminho, a reconciliação com o nosso adversário; é amar sua esposa ( marido) até a morte;
É ter um falar sincero ; é sim é sim, é não, é não.
É dar a outra face; é dar o paletó a quem te pediu a camisa; é fazer bem a quem nos odeia e orar por eles;
É ter a mão esquerda desconhecendo o bem feito pela direita;
É não ser juiz do nosso irmão;
É colocar a mão no Arado e haja o que houver, seguir adiante.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...