quinta-feira, 17 de maio de 2018

JUSTIÇA DE DEUS E JUSTIÇA DOS HOMENS

A Justiça humana tem um conceito bem limitado que não consegue confrontar o conceito que Deus tem sobre tal palavra. Eu, como homem diria que não foi justo o ladrão da Cruz entrar todo serelepe no Paraíso depois de passar a vida roubando os outros. Porém, percebam, houve arrependimento e perdão, porém Jesus não o livrou da pena aplicada pela justiça romana. Ele foi devidamente punido sob a Lei. Não desceu da cruz e voltou para casa mas livrou-se da morte eterna que é outro conceito que a maioria de nós não alcança. Então, na verdade, a justiça, no caso dele foi feita. E quanto a Jesus? Houve justiça na sua morte? Muitos dizem que não. Porém eu penso que sim. Naquele momento ele carregava no bolso uma procuração com o nome de todos os homens violentos, mentirosos, roubadores, enganadores, adúlteros, idólatras, amantes de si mesmo, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, que tem aparência de piedade, mas são devoradores, tipo eu e você . E morria, não ele, mas eu e você. Morte justa, portanto, vez que a Lei diz que o salário do pecado é a morte. Munido desta procuração que os homens , quebrantados e arrependidos que reconhecem a sua miséria espiritual lhe dão quando creem no seu sacrifício e o aceitam, ele cumpriu a justiça morrendo em nosso lugar. Com esta mesma procuração ele advoga no tribunal do Céu e intercede por nós. O acusador apresenta nossa conta e exige condenação. Ele mostra as mãos furadas: eis a quitação, o recibo, a pena já está paga. Ele já morreu. É assim . Bem simples. Porém, no mundo dos homens vivemos sob as leis da Física e para toda ação corresponde Uma reação ( Isaac Newton) Salomão já tinha dito a mesma coisa quando disse que quem semeia vento colhe tempestade.( Prov:22:8). Paulo, no mesmo sentido, em Gl 6:7 afirma que colhemos o que plantamos. Portanto é bom que escolhamos bem as sementes a lançar sob pena de Uma colheita regada, não por Chuva numa terra fértil, mas por lágrimas num torrão seco. Uma colheita, não de frutos frescos com filhos e amigos a volta da mesa, mas uma colheita de frutos atrofiados e amargos que serão consumidos na solidão de uma vida deserta.

TEMOS UM ADVERSÁRIO - EVANGELISMO


Helena, minha netinha começou a estudar as letrinhas. Passa o tempo olhando para as coisas e pessoas a perguntar qual a letrinha do nome. Outras vezes repete o nome dos coleguinhas com o sobrenome também. Costuma afirmar que a prima Sofia é sua melhor amiga. Mas, contou-me de uma coleguinha da escola que lhe diz coisas muito feias. Ela disse que ele faz isso porque não é seu amiguinho.
Hoje acordei pensando nisso. Sempre temos  e isso começa bem cedo.
Desde o nascimento.  Faraó ainda vive. Vejam a quantidade de prematuros. Pensem na  enormidade de vírus e bactérias que logo se enfileiram como um exército bem armado para atacar o bebê.
Adiante a criança enfrenta coleguinhas que lhe olham atravessado.  Um amigo invejoso. Um professor  perseguidor.
Outras  vezes o adversário veste-se  de amigo  e oferece um copo de cerveja, de vodca, um cigarro de maconha. Fica mais amigo e convida para uma parada muito doida e cheia de emoção que na maioria das vezes acaba  na frente de um Juiz, num silêncio tenebroso cortado pelos soluços das mães.
O adversário também vem com estratégias diferente, o jovem olha para o irmão de sangue e vê nele um inimigo. A eterna luta entre Isaú e Jacó. Não se falam, não se tocam, não se amam. Perdem toda juventude sem desfrutar a glória de ter um irmão, de experimentar embolar na cama e soltar pum para o outro reclamar. Não sabe como é ter um irmão para compartilhar a dor da alma. Simples, o adversário se instala como um filtro perceptivo e distorce tudo.
Outras vezes chega com depressão, versões distorcidas da mãe, do pai, da vida, do chefe, do empregado, do vizinho, de si mesmo.
Porem o ele não age livremente. Temos também um guardião, Um Advogado, um protetor. Alguém que nos amou primeiro. Que não dorme e fica na torre de vigia. Seus olhos estão em toda terra e contempla os bons e os maus. Ele é o cesto que salvou Moisés. Ele é a sombra que refresca do calor das perseguições. Ele é a grama fresca e a fonte de aguas tranquilas. Nossos adversários não terão vitória enquanto o nome dele estiver em nossos lábios. “ E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro  “ Apc. 12:11.  Enfrentemos nosso adversário como valentes guerreiros que tem um General invicto que jamais perdeu uma guerra. 

SERVO DE TODOS


O que você diria a seus filhos  em sua última conversa? Você sabe que em poucos dias vai morrer, reúne seus filhos e dá as últimas instruções. Se você tem comércio talvez explique a contabilidade, talvez passe a senha do banco, oriente sobre como viver a vida da melhor maneira. Sei lá o que você diria. Mas ao ver o conselho que Jesus deu a seus discípulos pouco antes de morrer, fico pensando em nossos valores humanos. Ele lhes disse coisas como amai-vos de modo que as pessoas vejam e saibam com isso que vocês são meus discípulos.  Não tenham medo. Sejam grandes e para que sejam vocês devem servir uns aos outros.
 Outro dia cheguei na casa de minha mãe e havia uma senhora limpando a casa. Perguntei a minha mãe se não deveríamos entrar em acordo para que pagássemos àquela senhora para ajuda-la regularmente. Aquela Senhora olhou para mim e me disse: não minha filha, estou cumprindo a ordem de Jesus.  Este é meu Ministério. Quando vejo uma pessoa doente, como sua mãe está agora, já com certa idade, e vejo que ela precisa de ajuda faço isso. Ajudo.
Aquela mulher tem emprego certo, tem um certo grau de instrução mas ela não se importa e pegar a vassoura e limpar o chão que minha mãe pisa. Frequentemente chega a casa de minha mãe levando comida quente para ela almoçar e frutas de seu pomar,  limpa toda a casa e ainda lhe dá atenção.
 Aquele dia eu morri um pouco. Minha alma silenciou. Eu moro em uma cidade e minha mãe em outra. Sempre trago ela para minha casa, mas tenho dificuldade ir com muita frequência em sua casa. Mas ela quer ficar lá. Aquela mulher tão simples, com seu gesto de serva, me ajuda de uma maneira que nem sei explicar.
Também me ensina o que é o evangelho de Jesus. Seu gesto de amor fala mais que mil sermões ou mil mensagens que eu possa escrever . 
Coisas simples como lavar a louça de alguém que está precisando, pagar um almoço, consertar uma roupa, ou um eletrodoméstico, ou um encanamento. Pintar a parede, ou colocar um quadro na parede de alguém. Levar o jornal, o pão para o café da manhã. Ajudar a trocar o pneu ou a empurrar o carro enguiçado. Pegar algo que caiu no chão, ajudar a levar a bolsa ou dar uma carona. Tantas formas de ser servo, de atender às ultimas recomendações do Pai. Preciso tanto aprender com aquela Senhora a ser cristã. É bem possível que um dia, quando eu deixar este tabernáculo terreno eu a encontre por lá, vestida de glória com uma diadema de ouro em sua cabeça e quem sabe, eu mereça dela, ao menos um olhar. “ Porém, o maior dentre vós será vosso servo.” Mat. 23:11. Boa noite amigo.

SALMOS 103- DINÂMICA PARA IDOSOS



SALMOS 103 ( para a caminhada de sábado dia 12/05/2018
(FECHE OS OLHOS E COLOQUE A MÃO SOBRE O CORAÇÃO
1 Bendiga o Senhor a minha alma! Bendiga o Senhor todo o meu ser!
Bendizer ao Senhor é lembrar que Ele é a fonte de todas as nossas bênçãos.
2 Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
(OLHE PARA UM IRMÃO)
3 É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,
4 que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão,
5 que enche de bens a sua existência,de modo que a sua juventude se renova como a águia.
Há pessoas justas que sofrem constantemente de doenças, apesar de orarem continuamente pela cura. Embora Deus não tenha propriamente a obrigação de curar todas as doenças, toda cura provém dele. Quem enche a tua boca. Além de curar, Deus provê o alimento e tantas outras bênçãos (SI 111.5). Sua misericórdia permite ao crente voar como águia (Is 40.31).
OLHE PARA O CÉU
6 O Senhor faz justiça e defende a causa dos oprimidos.
 Deus age sempre em favor dos indefesos e oprimidos. E não é injusto, porque é quem restaura a justiça na terra.
7 Ele manifestou os seus caminhos a Moisés; os seus feitos, aos israelitas.
FECHE OS OLHOS
8 O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.
9 Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre;
10 não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.
ERGA SEUS BRAÇOS E OLHE PARA O CÉU E SINTA A PRESENÇA DE JESUS NESTE LUGAR
11 Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem;
ABRAM BEM OS BRAÇOS AFASTANDO AS MÃOS UMA DA OUTRA.
12 e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.
13 Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem;
FECHE OS OLHOS E ABAIXE SUA CABEÇA
14 pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.
Se Deus nos tratasse segundo os nossos pecados, ninguém poderia entrar em Sua presença (SI 130.3). Não há como comparar o divino ao mortal; a misericórdia de Deus é maior que o céu. Ele apaga completamente nossos pecados (Mq 7.19) e cuida de Seu povo como um bom pai cuida de seus filhos. O fato de que Deus se lembra de quem somos e como nos fez é outro sinal de Sua misericórdia, porque, afinal, apenas somos pó
PROCURE UMA FLORZINHA E OLHE PARA ELA E REPITA COMIGO
15 A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo,
16 que se vai quando sopra o vento; tampouco se sabe mais o lugar que ocupava.
Nossa vida é tão curta, comparativamente, quanto a de uma flor primaveril, que é levada pelo vento do verão.
ERGA AS MÃOS  E DIGA
17 Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o temem
e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,
18 com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos.
FECHE AS MÃSO COM FORÇA E DÊ UM MURRO NO AR DE ALEGRIA
19 O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe.
A ira de Deus é momentânea (v. 8); Seu amor fiel é para sempre. Sua bênção recai sobre todos aqueles que continuam tendo fé nele (Sl 147.11). Seu trono. O Senhor é Rei sobre todos e tudo e para sempre
OLHE PARA AS NÚVENS
20 Bendigam o Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra.
OLHEM PARA OS IRMÃOS AO LADO
21 Bendigam o Senhor todos os seus exércitos, vocês, seus servos, que cumprem a sua vontade.
OLHEM EM VOLTA
22 Bendigam o Senhor todas as suas obras em todos os lugares do seu domínio.
Bendiga o Senhor a minha alma!   O poeta, que começou o salmo convocando seu próprio íntimo a responder com louvor a Deus (v. 1), conclui com um clamor para céu e terra se juntarem a ele em jubilosa exaltação a Deus.

I REIS 3: 16 A 24 - PALESTRA




I Reis 3 16 a 24
- Salomão ( um pouco de História)
Um tema sobre família e mãe ,
Muitos conflitos familiares são relatados na Bíblia. A família de Davi, a família de Jacó, a família de Jesus e tantas outras.
Mas hoje vamos pensar sobre uma família diferente. Duas mulheres que tinham um mesmo destino.
Estranhamente elas chegaram diante do Rei Salomão. A situação era de fato complicada, provavelmente as autoridades menores não conseguiram solucionar o problema.
DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS: Atos 10:34.” .. Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas.” Jesus se relacionava com mulheres de todo tipo. Certa ocasião ele estava num jantar na casa de um certo fariseu e la entrou uma mulher pecadora, que beijou seus pés, e molhava-os com suas lágrimas e enxugava com seus cabelos. Aquela mulher teve perdão incondicional como recompensa por seu amor por Jesus.
- Elas eram amigas. Talvez tenham se conhecido em alguma esquina, em algum bar, na praça da cidade não sei. O fato é que era prostitutas. A palavra prostituta é muitas vezes empregada para Israel por ter traído o Seu Deus com outros falsos Deus.
É possível que uma delas fosse a dona da casa e tenha convidado a outra para morar ali também.
Elas alegaram que estavam sozinha e que nenhum estranho estava com elas na noite do ocorrido. De modo que não havia testemunhas do fato.
Observe que toda investida do Diabo ocorre de forma dissimulada e acontece entre você e alguém. Ele pode ser a terceira pessoa que ninguém vê. Faz a intriga dentro da mente, esconde coisas, muda o coração do amigo... mas ninguém vê nada... Precisamos do espirito Santo de Deus revelador que nos faz ver o que está em oculto.
Lucas 12:2 mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto, que não haja de ser sabido. “ ele revela o profundo e o escondido, conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz” Daniel 2:22. Jó 12:22 Esclarece mistérios profundos das trevas e traz à luz as mais densas sombras...”

Não havia mais ninguém. Tudo parecida bem. Nasce um bebê e três dias depois nasce o outro bebê.
Tudo parecei bem. Até que chega a noite. Uma das mães, muito cansada provavelmente deita-se sobre o filho e o sufoca. O bebê morre.  Esta mulher agora se levanta, pega o seu filho morto e se dirige  ao local onde estava a outra mulher, entra em seu quarto, troca os bebês e a mãe do vivo não vê nada.  Pela manhâ, ela acorda e vai dar de mamar à criança e então percebe que ela está morta. Ela chora, se desespera, lamenta, talvez tenha chamado a amiga, que chorou com ela, provavelmente.
A falsidade e a mentira são terríveis. Porém a luz vai subindo e ao amanhecer ela percebe que aquele bebê não era o seu filho. Não, aqueles olhos não eram do seu filho, não era a mesma boca, as mãozinhas, os pezinhos, não era seu filho.
Porem a ladra agora se levanta furiosa e nega. Ela não entregaria o bebê falcilmente. Ela nega.
È assim que o Diabo age na vida de nossos filhos. Você um dia acorda e descobre que o filho que você teve não é aquele que está em sua casa. Descobre que o homem que você se casou não é aquele que acordou em sua cama. Você se dá conta de que alguém roubou sua paz, sua segurança e tudo que você sonhava.
Prossegue contanto a história.
Observemos algumas lições que aprendemos com esta história.
1-     Podemos ter Falsos Amigos. A serpente entrou na vida de Eva disfarçada de amiga. Eles compartilham a vida com você mas estão dispostos a tirar sua bênção.
São amigos de ocasião. Estão precisando de um favor. Levam desgraça para sua família. Ela fala coisas que te faz mal, críticas que te maltraram, tem um certo veneno na língua. Uma engravidou a outra também, uma comprou uma blusa, ela também, você faz uma viagem ela também, ela pode ser muito perigosa, por fim ela desejará ser você, e tudo que ela não tem se você tiver, ela desejará também. Talvez não tenha mais ninguém em casa além da inveja que a envenena todos os dias.
MÃE: Seja sábia... “sede pois prudente como as serpentes e simples como as pombas”. (mat. 10:16)
Este é um guia de sobrevivência que Jesus nos deixou mulheres. Ele quer nos manter protegidos das maldades alheias.
A pomba nos passa a idéia de distraída e serena, não é capaz de perceber de imediato o perigo. A serpente observa tudo e sente o ambiente. Evita se expor ao perigo. ( não conte sua vida íntima para qualquer pessoa, seus bens, seus sonhos, suas vitórias) A serpente reage ao menor sinal de perigo.
Não podemos ser totalmente pomba nem totalmente serpente.  O prudente prevê o mal, e esconde-se, mas os simples passam e acabam pagando.
 Não se deixe levar por tudo que ouve. Observe, questione. Na dúvida não vá. Não fale, não ouça, não faça.
Busque a Deus. Mas Lembre-se a vigilância vem antes da oração.
Vigiai e orai,para que não entreis em tentação, na verdade o espírito está pronto mas a carne é fraca ( Mat. 25:41).
Ter apenas a sagacidade da serpente é tornar-se dura, rude, rústica, excessivamente crítica, dominadora, mão de ferro, sem compaixão e sem misericórdia. Pessoa difícil de lidar por sempre se sente com a razão.
Porem, se observar apenas a simplicidade da pomba , será submissas, por medo aceitam tudo que é imposto . Por falta de malícia para entender o que está além das coisas aparentes  nunca dizem não. Guardam tudo dentro de si. Não lhe faz bem. Isoladamente tais qualidades seriam defeitos.
Esperteza e inteligência da serpente e bondade e humilade que a pomba representa. Equilíbrio. A capacidade que a serpente tem de acertar o alvo mais a paz de espírito simbolizada pela pomba.

MUITO BEM VOLTEMOS AO PALÁCIO DE SALOMÃO.
2-     Mães que se deitam sobre os filhos e os sufocam: superproteção / prejudicam o desenvolvimento, a formação das amizades, imunidade, não permite que ele faça suas próprias escolhas, não confia que ninguém seja suficiente para fazer bem a seu filho, somente ela. Algumas mães se recusam a entender que o filho cresceu.  E tentam mantê-los sob seu domínio. Mães tóxicas que oferecem um amor tóxico. Resultado de amor desmedido. Ela tem problema de autoestima e autossuficiência e usam os filhos como tábuas de salvação. Tem obsessão pelo controle:  sem limites, controlar é manter a segurança acreditam que estão fazendo o melhor. Projetam seus desejos nos filhos: quero que ele seja o que eu não fui. Que tenha o que eu não tive; que não caia nos mesmos erros que eu... projetam nos seus filhos os desejos não realizados do se próprio passado, sem perguntar se querem e o que eles desejam. Uso na manipulação. A permissividade pode ser mortal também.  “Ensina o menino o caminho que deve andar, e a até quando envelhecer não se desviará dele” Prov. 22:6  “ não irritem seus filhos, antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor ( Ef 6:4). “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração  e as intimaras a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e  andando pelo caminho e deitando-te e levantando-te. Deut 6; 6/7 .  “ quem nega castigar seu filho, não o ama... Prov. 13:24.
3-     A mãe dormia profundamente:  Satanás espera uma distração da mãe. Mães e pais não podem dormir tanto na vida. Atenção como as serpentes. Observar os sinais ter olhos espirituais para observar quando o Diabo entra em nossa família. Ela dormiu antes da meia-noite. E só se deu conta do ocorrido pela manhã.  Mas ainda estava estática pois não foi capaz de perceber que aquele não era seu filho . Só mais tarde, com a luz do sol, percebeu que o morto não era o seu filho. E então se prepara para o grande resgate. Satanas rouba filhos, pais, infâncias, juventudes, ele rouba casamentos, sonhos, saúde.. perdi meu emprego, o concurso, o noivo, . Corra para a presença do Rei. Exija de Deus um julgamento. Ele mesmo que manda isso.  ... Batei e abrir-se vos-á,
“ Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.  Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. 3 E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: 'Faze-me justiça contra o meu adversário'.  "Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: 'Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens,  esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar' ". E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto.  Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?  Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. “ Lucas 18: 1 a 8
4-     Olhando para a mãe que perdeu o bebê: Qual a postura esperada de um Crente diante da perda:?  Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala” ( sal. 125:1)  II Reis conta sobre a morte de um menino filho de uma mulher de suném. Ela buscou o profeta Eliseu.
5-     NÃO TEMOS HOJE ELISEU. NEM SALOMÃO  mas veja o que consta em Mateus 12: 41 e 42 “Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas.A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.” “ O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos ( Sl. 103:6).

Salomão tipifica um Deus que olha e cuida de todas as mães. De todas as mulheres. A sua espada tipifica Ap. 19:15  e da sua boca saía uma aguda espada...arma que faz parte da armadura espiritual do cristão. Ela nos ajuda nas batalhas contra o pecado e suas consequências.
O filho roubado nos remonta à grande tragédia do Edem. Quando maior bem do homem lhe foi tirado pelo Diabo. Sua comunhão com Deus.  Satanás perdeu seu posto e quis roubar o nosso.  E conseguiu.
Mas o grande Rei dos Reis nos devolveu o filho vivo.  Nossa comunhão em Cristo, foi restaurada
Se o diabo roubou alguma coisa da sua vida, a comunhão com a Igreja, com o filho, marido, seu pai,sua mãe se você acorda todos os dias com um filho morto, ódio, rancor, mágoa, frustração, eis aqui aquele que é maior que Salomão.
A quem comparamos as duas prostitutas? A Israel e aos gentios. A mim e a você. Ao Mundo inteiro que traiu o seu Deus e o trocou pelo conhecimento do bem e do mal em Adão, por um prato de Lentilhas em Isaú, pelo amor de uma Mulher em Sansão, por Trinta moedas de prata em Judas.  Nós traímos nosso Deus. E nesta noite você tem a oportunidade de apresentar a ele seu filho morto e receber a esperança, a forma e a fé. A comunhão perdida.




REQUISITOS E ESTRATÉGIAS PARA PROFESSORES DA EBD


REQUISITOS E ESTRATÉGIAS PARA UM PROFESSOR DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.
INTRODUÇÃO.
A escola bíblica dominical não é apenas um departamento da igreja. Ela faz parte da própria missão da Igreja. Foi a forma que Deus encontrou e regulamentar o ensino da sua palavra de forma a abençoar o maior número de pessoas de forma eficaz.
É um espaço democrático onde o crente poder participar dando suas opiniões, tirando dúvidas e esclarecendo pontos obscuros. É também um campo de serviço.
Não é uma missão fácil. É um comprometimento tremendo assumir a posição de professor de EBD.
PORQUE DEVEMOS IMPLEMENTAR A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?
Para a sobrevivência espiritual do crente.
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento... Oséias 4:6”
Para alcançar bem aventurança.
Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração Sl 119:2
Para purificar o caminho.
“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Sl 119:9

Para vencer o pecado.

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Sl 119:11

Para conhecer a Deus e ganhar a vida eterna:
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39



ALEM DISSO:
1-   único departamento que envolve todas as faixas etárias e ainda o público não cristão
2-   é  instrumento eficaz para a edificação do povo de Deus
3-   ganha almas para Jesus;
4-   promove o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão;
5-   prepara novos obreiros para a causa de Jesus.


COMO NASCEU A EBD.
A Escola Bíblica Dominical foi fundada pelo jornalista e escritor Robert Raikes, em 20 de julho de 1780, na cidade de Gloucester, Inglaterra. Robert observou que o abandono das crianças próximo à igreja era um estímulo à prática do crime, por isso decidiu começar algo que pudesse sanar esse problema. Além de cantar com as crianças, Robert usava a Bíblia como livro de estudo com os alunos. Atualmente, em todo o mundo, a EBD, envolve todas as faixas etárias. No Brasil, as igrejas evangélicas adotam o horário de domingo pela manhã para a atividade.
No Brasil a EBD iniciou-se na cidade de Petrópolis, em 1855 com os missionários escoceses Robert e Sara Kalley, uma classe com cinco crianças.
Até o terceiro século, a Igreja se empenhava no ensino da palavra. A partir do terceiro século o ensino bíblico foi se escasseando. A Reforma Protestante trouxe de volta a busca pela Palavra da Vida.
Atualmente:
ESTIMA-SE QUE 50 OU 60% DOS MEMBROS DE IGREJA EVANGÉLICA FREQUENTAM A ESCOLA BÍBLICA.

ASPECTOS GERAIS DA ESCOLA BÍBLICA
1- Ocorre normalmente nos domingos pela manhã e tem como objetivos:
2- O CURRICULO pode variar de Igreja para Igreja.
a--POR FAIXA ETÁRIA: é a forma mais comum.
b- POR GRUPOS ESPECÍFICOS: EX. classe para casais; para adolescentes, novos convertidos.
3- BASES FUNDAMENTAIS:
A-    A BÍBLIA
B-    O AMOR PELAS ALMAS.
4- CONDIÇÕES PARA UMA EBD DE SUCESSO:
a-   Líderes convictos de que o ensino da bíblica é útil ( 2Tim. 3:16 e 17) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
b-    Apoio do Pastor e demais líderes da Igreja;
c-    Apoio da congregação;
d-    Professores treinados e motivados;
e-    Local adequado ( estrutura física do prédio)
f-     Um programa de ensino bíblico;
g-    Recursos adequados ( Mapas, quadro, apostilas)
h-    Encarar a EBD como serviço para o Reino ;
i-      Fazer com zelo: os primeiros cristãos eram zelosos no ensino:  Atos 5:42 “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.”


5-    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL( sugestão)
a-    Diretor/Secretário/ Tesoureiro/Professor

6-    ESTRUTURA DA ESCOLA:
- Pode variar de acordo com a Igreja. Recomenda-se, no mínimo, três classes.
- Jovens e adultos;
- Adolescentes e
- Crianças.
Obs. Ao menos dois professores para casa classe.

Outra sugestão:
- Classe de criança de 03 a 07 anos e 11 meses;
- Classe de Juniores de 08 da 10 anos e 11 meses;
- Classe de adolescentes de 11 anos e 14 anos e 11 meses;
- Classe de Jovens de 15 anos a 18 ou solteiros;
- Classe de adultos acima de 19 anos ou os casados;
Uma classe de discipulado para novos convertidos;


O PROFESSOR:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” II Tim 2;15

1-   Aprovado:

No testemunha pessoal:” Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” I Tim 4:16
Na vida social: Mat. 5:16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
Não é fácil ser mestre. ( Tiago 3:1)”  MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.”

2-   COMO MANEJAR BEM A PALAVRA?
a-   Ser Leitor persistente da Bíblia. ( I Tim. 4:13) “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.”
b-   Ser Leitor de bons livros e estudos bíblicos;
c-    Conhecer versões variadas da bíblia;
d-   Consultar dicionários, concordâncias e enciclopédias;
e-   Ser leitor de revistas, jornais e periódicos.

3-   OUTRAS CARACTERÍSTICA DO BOM PROFESSOR:
a-   Ser amigo;
b-   Conhecer o aluno e usar a linguagem adequada;
c-    Preocupar-se com suas ausências;  
d-   Ser intérprete – saber comunicar
e-   Elaborar o plano de aula ;
f-    Ser aprendiz;
g-   Ser entusiasmado, humano,otimista;
h-   Apto para ensinar, estudar muito bem o conteúdo;
i-     Atualizado;
j-    Não fugir da lição  diante da classe contando testemunhos ou histórias para passar o tempo;
k-    seguir o roteiro comentando e ouvindo os alunos;
l-     Ser pontual;
m- Movimente-se, mude o tom da voz, gesticule.
n-   Seja cuidadoso ao elaborar recursos didáticos;
o-   No início da aula ofereça uma visão geral do tema;
p-   Mantenha a ordem evitando discussões pessoais;
q-   Nunca seja rude, se um aluno fizer um comentário desagradável, repita o mesmo e fique em silêncio por alguns segundos, é grande a chance dele se desculpar, ou diga, “estou pensando no que você disse” e fique em silêncio; pergunte “ podemos conversar sobre isso depois da aula?” ou então responda, ponderadamente, para toda a turma.  



4-    OUTROS CONSELHOS:
a-    Prepare a aula com antecedência;
b-    Leia em classe os textos bíblicos;
c-    Ore antes de iniciar os estudos;
d-    Sempre faça uma revisão da última aula;
e-    Seja um promotor da EBD.

5-    ATENÇÃO: TENHA CONVICAÇÃO DE SEU CHAMADO.
6-    FORMAS DE DIVULGAÇÃO DA EBD:
a-    Anúncios;
b-    Cafés da manhã;
c-    Camisetas com frases de incentivo;
d-    Gincanas envolvendo frequência;
e-    Debates bíblicos, criação de musicas;
f-     Mensagens pela Internet.



 A EBD FAZ PARTE DESSA FRENTE DE GUERRA CONTRA SATANÁS E VISA Á RENOVAÇÃO DO ENTENDIMENTO:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

EM OBEDIÊNCIA À GRANDE COMISSÃO:MAT. 28:19 E 20

19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Num mundo onde tudo muda todos os dias, o cristão precisa buscar na viva palavra a renovação de seu entendimento.

A GRANDE REVOLUÇÃO

  Jesus convocou o mundo para o maior desafio já visto: ama o teu próximo… eu sempre digo: dura coisas nos pediste. Pedir para amar é pedir...